X

Fóssil mais antigo de um animal, com 558 milhões de anos, é descoberto

Antigo

Cientistas confirmaram que uma estranha criatura encontrada na Rússia é o animal mais antigo do mundo. De acordo com os pesquisadores, o ser viveu há 558 milhões de anos. O Dickinsonia tinha um corpo de formato chato e oval. Além disso, ele media cerca de 1,4m.

Pesquisadores já haviam se deparado com outros espécimes da criatura, mas não tinham certeza se ela se tratava mesmo de um animal.

Isso porque o ser não possuía características físicas típicas de um animal, como membros, orifícios, órgãos ou cabeça discerníveis. Mas graças a um fóssil muito bem conservado descoberto em terras russas, eles finalmente puderam confirmar sua natureza.

O novo achado apresentava tecido orgânico preservado na impressão fossilizada do corpo da criatura. Como essa gordura encontrada no fóssil continha moléculas de colesterol, foi possível bater o martelo e concluir que se tratava mesmo de um animal. O peculiar organismo viveu no período Ediacarano (que aconteceu entre 635 e 541 milhões de anos atrás).

“Cientistas brigavam há mais de 75 anos para definir a natureza do Dickinsonia e de outros fósseis bizarros da era Ediacarana: amebas gigantes, líquen, ou os animais mais antigos da Terra”, declarou Jochen Brocks, professor da Australian National University (ANU).

“A gordura encontrada nele confirma que o Dickinsonia é o fóssil animal mais antigo conhecido, desvendando um mistério que era considerado o Santo Graal da paleontologia”, completou.

Fonte:

Live Science

Leia também:

Animais assustadores que você provavelmente nunca viu antes

Categorias: Ciência
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário