Uma novíssima cratera de Marte acaba de ser fotografada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA.
A cratera fresca de mais ou menos 16 metros de largura foi resultado de uma colisão ocorrida entre setembro de 2016 e fevereiro de 2019. Ela está localizada na região de Valles Marineris, perto do equador.
A imagem da nova cratera foi, na verdade, tirada em abril, e divulgada agora em junho. Ali vemos um grande “hematoma” escuro e azulado em meio a uma área plana com a típica cobertura avermelhada de Marte.
De acordo com Veronica Bray, cientista da equipe do MRO na Universidade do Arizona, a rocha espacial responsável pela abertura da cratera deve ter tido cerca de 1,5 metro de largura — pequena o suficiente para ser destruída por uma atmosfera mais espessa, como a da Terra.
Contudo, a atmosfera marciana é mínima, o que permite que objetos de pequenas dimensões acabem se chocando contra a superfície.
Além da imagem colorida divulgada pela equipe da NASA, o pesquisador Peter Grindrod também analisou imagens da MRO e publicou, em seu Twitter, uma animação comparando o antes e o depois da região do impacto, onde hoje há a nova cratera.
As áreas azuladas na imagem de capa mostram regiões em que o material da superfície vermelha foi mais afetado pelo impacto, informa o site Gizmodo.
Deixe um comentário