Um homem francês de 64 anos apertou o botão e ejetou-se acidentalmente de um jato voando pelos céus da França antes aterrissar em um campo, segundo informou a rede de TV americana CNN.
Um presente de aposentadoria
Tudo começou quando colegas da empresa onde trabalha organizaram um passeio em um caça, sem que ele soubesse, e o levaram até a base aérea.
O homem que não teve o seu nome revelado jamais expressou o desejo de voar em um avião e nunca havia tido experiência anterior em aviação militar.
Pois bem. Meio que “encurralado”, o homem foi, participando de um exercício de treinamento, sentando-se no banco de passageiro.
Apenas quatro horas antes do início dos preparativos para a decolagem, o homem foi liberado para voar por um médico. Normalmente, esse exame é realizado 10 dias antes para permitir preparação mental suficiente para o voo, mas as restrições foram relaxadas
Quando o avião começou a subir, e já estava a cerca de 400 metros de altura, o homem entrou em pânico e acabou apertando o botão de ejetar acidentalmente.
Felizmente, o piloto não foi ejetado e conseguiu pousar o avião com segurança, apesar de ter sofrido alguns pequenos ferimentos no rosto. O homem que foi ejetado posou em um campo e levado a um hospital próximo à base aérea.
O incidente aconteceu em março do ano passado, mas somente agora autoridades concluíram as investigações.
Um relatório da BEA-E concluiu que a pressão dos colegas e a má preparação significavam “as margens de decisão deixadas ao passageiro para recusar o voo são percebidas como quase inexistentes”.