A expedição 56-57 para a Estação Espacial Internacional (ISS) chegará em junho com três astronautas e um quarto passageiro: CIMON, o primeiro robô com inteligência artificial a viajar para o espaço.
A máquina ajudará o chefe da missão em uma série de experimentos. Também será seu colega e até mesmo o companheiro de brincadeira. Mas seu objetivo a médio prazo é servir de modelo para estudar as relações entre humanos e máquinas inteligentes em futuras missões e viagens espaciais.
Com a forma de uma bola de medicina e um peso de cinco quilos, pode flutuar e se mover de forma autônoma.
Cerca de 50 engenheiros, especialistas em robótica, cientistas da computação e cientistas do consórcio Airbus, do Centro Aeroespacial Alemão, da Universidade de Munique e da IBM participaram da sua criação. O último contribui para uma boa parte do cérebro da CIMON.
CIMON: companheiro móvel interativo da tripulação
Com base no seu sistema de inteligência artificial (AI) Watson, que permitirá interagir com os astronautas com linguagem natural, ajudá-los no trabalho ou dar-lhes sua música favorita.
“Será o primeiro sistema de assistência de missão e voo baseado em IA”, disse Manfred Jaumann, chefe de Cargas de Microgravidade da Airbus, em uma nota.
No cérebro do CIMON tem um vocabulário de mais de 1.000 palavras, planos e procedimentos do módulo Columbus, o laboratório científico que a Agência Espacial Européia (ESA) tem na estação espacial .
Impresso com tecnologia 3D, o robô é um drone que aproveita a ausência de gravidade lá em cima para se mover por meio de pequenas hélices (direção) e jatos de ar (propulsão). Para reconhecer o meio ambiente, possui visão artificial baseada em infravermelho.
Seu colega humano será o astronauta alemão Alexander Gerst. Ambos já foram conhecidos nos últimos meses.
CIMON foi treinado para identificar o rosto e a voz de Gerst e está programado para atender sua chamada e segui-lo em suas atribuições. O alemão, que será o comandante da estação durante a metade de sua estadia na ISS, participou da aprendizagem do CIMON e escolheu o aspecto do rosto que teria a bola inteligente.
Veja também:
http://realidadesimulada.com/a-inteligencia-artificial-e-a-arma-da-proxima-guerra-fria/