X

IA deve assumir todos os empregos do mundo, diz vencedor do Nobel

Getty Images

O surgimento da inteligência artificial levou os cientistas a repensar o lugar dos humanos na civilização.

Em muitas áreas, a IA já está provando ser muito mais eficiente do que os humanos, e essa capacidade só está crescendo.

Em breve, ele terá substituído principalmente os humanos em muitas áreas.

Podemos nos opor a esse rápido desenvolvimento? Para o Prêmio Nobel de Economia Daniel Kahneman, a resposta é não.

De acordo com Kahneman, é apenas uma questão de tempo: a IA esmagará os humanos em quase todas as áreas e não há nada que possamos fazer a respeito.

Em uma nova entrevista lançada pelo The Guardian no fim de semana, o ganhador do Prêmio Nobel Daniel Kahneman teve uma visão bastante interessante sobre o assunto:

na batalha entre IA e humanos, ele disse, será uma revolução absoluta – e os humanos serão derrotados.

O inexorável domínio da inteligência artificial

“Está claro que a IA vencerá a inteligência humana. Não é nem mesmo discutível. Como as pessoas vão se ajustar a isso é um problema fascinante ”, disse Kahneman ao jornal.

Por que ouvir Daniel Kahneman? Seu livro de 2011, “Thinking, Fast and Slow” – mais de dois milhões de cópias vendidas – é um dos livros mais influentes em economia comportamental.

Além disso, ele ganhou o Prêmio Nobel de 2002 por ser o pioneiro na “teoria do outlook”, que explica como as pessoas racionalizam a diferença entre ganhos e perdas e como funcionam seus limites de aversão ao risco e apetite.

Limitações intrínsecas ao pensamento linear

Também na discussão sobre IA, Kahneman observa o problema com as mentes humanas: “ Haverá uma interrupção massiva. A tecnologia está se desenvolvendo muito rapidamente, talvez exponencialmente.

Mas as pessoas são lineares. Quando pessoas lineares se deparam com mudanças exponenciais, elas não podem se adaptar facilmente ”.

Kahneman cita a medicina como uma área onde os humanos serão substituídos, “certamente na área do diagnóstico”.

E em outros lugares, ele envia uma mensagem clara aos conselhos de administração em todo o mundo: “ Existem alguns cenários bastante assustadores quando você fala sobre liderança.

Uma vez que se torne flagrantemente verdadeiro que uma IA pode ter um julgamento de negócios muito melhor, por exemplo, que impacto isso terá na liderança humana nas empresas? ”

Fonte:

Trust My Science

Economia

Categorias: Tecnologia
Tags: EconomiaIA
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário