Inteligência artificial pode ter inventado uma física “alternativa”

Física

Nossa física é baseada em variáveis, como aceleração e massa. Algumas delas podem ser reduzidas a variáveis ​​mais fundamentais, como distância e tempo.

Se existe outra maneira de quantificar o funcionamento do universo, ainda não a compreendemos. No entanto, as variáveis ​​com as quais estamos familiarizados podem não ser as únicas, como os especialistas em robótica da Columbia acabaram de descobrir.

O Dr. Boyuan Chen e os coautores treinaram um sistema de inteligência artificial (IA) para contar o número de variáveis ​​necessárias para descrever sistemas físicos e prever desenvolvimentos. Os resultados foram relatados na Nature Computational Science , mas isso é apenas o começo, pois estamos apenas começando a entender as variáveis ​​que os computadores deduziram.

“Eu sempre me perguntei, se alguma vez tivéssemos encontrado uma raça alienígena inteligente, eles teriam descoberto as mesmas leis da física que nós, ou poderiam descrever o universo de uma maneira diferente?”

disse o autor sênior Professor Hod Lipson em um comunicado . “Talvez alguns fenômenos pareçam enigmaticamente complexos porque estamos tentando entendê-los usando o conjunto errado de variáveis.”

O artigo observa:

“As civilizações levaram milênios para formalizar variáveis ​​mecânicas básicas, como massa, momento e aceleração. Somente depois que essas noções foram formalizadas, as leis do movimento mecânico puderam ser descobertas.” Da mesma forma, você não pode derivar as leis da termodinâmica sem conceitos formais de temperatura, energia e entropia. Pelo menos alguns deles agora são intuitivos para nós, mas não eram para nossos ancestrais.

Ocasionalmente, os cientistas obtêm um pequeno vislumbre de como seria o universo se começássemos com diferentes variáveis. O matemático Norman Wildberger criou o que chama de “ trigonometria racional ” substituindo as variáveis ​​familiares em triângulos – comprimento e ângulo – por quadrados do comprimento e seno do ângulo, que ele chama de quadrante e extensão.

Alguns problemas se tornam muito mais fáceis quando resolvidos com essas variáveis, mas para qualquer pessoa treinada em geometria euclidiana, a princípio parece que estou falando uma língua estrangeira.

Algumas culturas – a mais famosa do nativo americano Hopi – também afirmam ver variáveis ​​como o tempo de forma diferente da maior parte do resto do mundo, dando-lhes uma visão fundamentalmente diferente da física.

Os autores mostraram a uma rede neural um vídeo de um pêndulo duplo e perguntaram quantas variáveis ​​de estado ele viu. Embora a resposta fosse quatro, o computador e os humanos não tinham uma linguagem comum para estabelecer quais eram essas variáveis. Dois parecem ser semelhantes à maneira como medimos os ângulos dos braços, mas os outros permanecem um quebra-cabeça.

Fonte:

IFLSCIENCE

[Física]