Imagine que você está fazendo a manutença de sua espaçonave com seu traje habitual de astronauta. Você se sente seguro está ligado a nave por um braço mecânico. Infelizmente destroços de satélites vindos de todas regiões do planeta estão vindo em sua direção vem em sua direção. Você se salva, contudo está a deriva girando no espaço e se encaminhando para uma viagem um pouco mais longa do que o esperado.
Agora imagine se sua roupa estivesse programada para te levar de volta para casa.
A Roupa do Astronauta Moderno
Acredite isso existe e foi apresentado recentemente pelo engenheiro Kevin Duda, pesquisador do Charles Stark Draper Laboratory, da Universidade de Cambridge, em Massachusetts, nos EUA.
O traje espacial “inteligente”, equipado com um botão capaz de levar os astronautas de volta a um ponto seguro em caso de se perderem no espaço, recebeu o nome de Sistema e Método para Atividade Extra Veicular Assistida de Autorretorno.
“Capaz de determinar localizações precisas no ambiente espacial hostil, onde o GPS não está disponível”. Explica Duda, “além de traçar o melhor caminho de retorno, que leva em conta fatores como o tempo e o consumo de oxigênio, para poder guiar um astronauta desorientado e possivelmente inconsciente a um lugar seguro”.
Seus criadores acreditam que, o sistema poderá também ser implementado em missões terrestres, para ajudar bombeiros em resgate ou mergulhadores que estejam em grandes profundidades no oceano.
O sistema “leve-me para casa” também pode ser configurado para monitorar os movimentos de toda uma tripulação.
Veja também:
- http://realidadesimulada.com/astronauta-registra-visao-impressionante-de-aurora-boreal-da-estacao-espacial/
- http://realidadesimulada.com/o-primeiro-passo-para-fora-da-terra-eei/