Há 2,5 milhões de anos, nós começamos a comer carne. Antes disso nossos ancestrais comiam uma dieta vegana de frutas e flores e somente quando os hominídeos começaram a comer mais sementes e nozes, portanto, ingerindo níveis mais elevados de gordura e menos fibra que nossos corpos começaram a se adaptar para lidar com a carne.
Mas o que aconteceria se agora você comesse apenas carne?
Sem alimentos ricos em fibras, como lentilhas, feijão, e brócolis você iria se sentir constipado e desconfortável. Sem falar que a maneira mais simples para o corpo para criar energia é converter carboidratos em glicose.
Na ausência de carboidratos seu corpo terá que queimar gordura e quebrar proteínas importantes. Criar glicose a partir de proteína é conhecido como gliconeogênese, e isso ocorre no fígado, criando uma perda de nitrogênio que é convertido em ureia.
Em excesso pode levar a intoxicação por proteína – o que inclui sintomas como náusea, diarreia e potencialmente morte. Isso se você comesse apenas uma carne magra como coelho, que tem quase nenhuma gordura.
Outro assassino potencial poderia ser a falta de vitamina C
Humanos são um dos poucos animais que não são capazes de sintetizar a vitamina por conta própria. Sem acesso fácil a vitamina C das frutas e vegetais seu corpo será incapaz de efetivamente criar colágeno, uma proteína estrutural encontrada em seus tendões, ligamentos e pele.
Isso vai colocá-lo em alto risco de escorbuto e te fazer ter uma má cicatrização gengivas apodrecidas e alterações de personalidade. Se não for tratada você morreria de infecção ou sangramento.
Mas comer carne crua poderia ser uma forma de lidar com isso.
A cozedura da carne degrada a maior parte da vitamina C, mas a carne crua e grossa, a pele rica em colágeno mastigável e a gordura de baleias pode conter 36mg de vitamina C por porção de 100g. Muito mais do que os 10mg necessários para combater o escorbuto.
Como você pode ser saudável com uma dieta gordurosa, sem nenhuma fruta e legume?
Você pode petiscar com carne de órgãos como o fígado para obter a quantidade recomendada de vitamina A, que é vital para olhos e ossos e vitamina D (para os ossos também).
E olho de peixe rico em gordura ômega 3 ácidos irão beneficiar seu coração e seu sistema vascular.
Um estudo genético recente investigou o genoma de Inuites da Groelândia e encontrou uma seleção para variantes que criam um efeito de proteção contra colesterol e triglicérides.
O corpo de Inuites se adaptaram para gerir gliconeogênese por terem fígados maiores e maior volume de urina para se livrar da ureia extra.
Assim, é possível prosperar em uma dieta restrita a carne, mas é importante lembrar que a comunidades do Norte têm contado com alimentos de origem animal por causa das circunstâncias e da necessidade.
Sua dieta rica em gordura foi projetada para a manutenção do peso para dias de caça, e para quando o alimento era incerto, para não perder pesos como em dietas modernas de ingestão de baixo carboidrato.
A menos que você esteja planejando comer baleia crua, gordura de baleia, carne de órgãos, e que tenha a genética do seu lado, considere aderir a uma dieta balanceada em todos os principais grupos de alimentos.
Fonte:
Referências:
https://www.theatlantic.com/science/a…
http://discovermagazine.com/2004/oct/…
http://www.jbc.org/content/87/3/651.f…
http://ajcn.nutrition.org/content/71/…
http://science.sciencemag.org/content…