James Webb registra estrelas nascendo em galáxia distante

Estrelas

JWST rastreia estrelas individuais e formação de estrelas na linda galáxia Cartwheel

A galáxia Cartwheel é um belo objeto cósmico. Uma rara galáxia em anel localizada a 500 milhões de anos-luz de nós, seu núcleo central brilhante está conectado ao anel externo por fios de estrelas, gás e poeira. Novas observações do JWST revelam que esses tentáculos empoeirados estão cheios de novas estrelas nascendo.

A galáxia da estrela é uma prova de como as coisas podem ficar confusas quando se trata de colisões de galáxias. Costumava ser uma galáxia espiral que se tornou vítima de um atropelamento.

Outra galáxia, não visível nesta imagem, teve uma interação próxima com ela, alterando sua forma para o que vemos hoje. Ele passou por uma colisão frontal no estilo bullseye com um companheiro menor algumas centenas de milhões de anos antes da luz que estamos vendo atingir a Terra.

À direita uma grande galáxia giratória rosa e azul ao lado de uma azul mais suave muito menor e uma pequena rosa brilhante no espaço
A imagem composta JWST NIRCam e MIRI da galáxia Cartwheel em toda a sua glória. Crédito de imagem: NASA, ESA, CSA, STScI, Webb ERO Production Team

Como o JWST revela, as mudanças são muito mais profundas

No centro da galáxia Cartwheel, há um buraco negro supermassivo cercado por um disco brilhante de gás quente e um disco colorido muito maior cheio de novas estrelas e supernovas. Os anéis estão se expandindo para fora e são conectados por “raios”, que são particularmente visíveis nas imagens do JWST. Isso mostra que a galáxia está tentando criar braços espirais mais uma vez.

A imagem é uma combinação de observações no infravermelho médio, em vermelho, que destacam a presença de poeira fria rica em hidrocarbonetos e outros compostos químicos, e no infravermelho próximo, que mostra as demais estruturas da galáxia. As regiões em azul são aquelas com estrelas individuais ou aquelas onde novas estrelas estão nascendo.

Fonte:

IFLSCIENCE

[Realidade Simulada]