Com milhões de pedidos e remessas diárias, a Amazon é certamente um dos maiores contribuintes para a poluição ambiental hoje, embora algumas medidas tenham sido tomadas para reduzir a emissão de carbono.
No entanto, parece que, recentemente, Jeff Bezos foi atingido pela fragilidade da Terra durante sua jornada ao espaço e pela urgência em protegê-la.
Para o bilionário, uma solução parece necessária: movimentar todas as empresas poluidoras do espaço.
A consciência da emergência ambiental para bilionários como Jeff Bezos provavelmente terá origem no que é conhecido como o efeito da visão geral, uma experiência sentimental dos astronautas em viagens espaciais e a bordo da Estação Espacial Internacional.
O resultado é a consciência de proteger o planeta a todo custo, e isso ocorre quando os astronautas viram o mundo sem fronteiras e a efêmera atmosfera que envolve a Terra.
Parece que Bezos também sentiu
“Quando você olha para o planeta, não há fronteiras. É um planeta, nós o compartilhamos e é frágil. Vivemos neste lindo planeta.
Você não pode imaginar como a atmosfera é fina quando você a vê do espaço. Vivemos nele e parece tão grande. Parece que essa atmosfera é enorme e podemos ignorá-la e abusar dela ”, disse ele em uma entrevista.
“Quando você sobe lá e a vê, vê como ela é pequena e frágil. Temos que pegar toda a indústria pesada, toda a indústria poluente e movê-la para o espaço ”, acrescenta.
Jeff Bezos gostaria, portanto, de “mover” toda a indústria poluidora para o espaço. O homem mais rico do mundo admitiu que levaria décadas para conseguir.
Mover indústrias inteiras para o espaço, no entanto, parece uma ideia longe de ser alcançável.
O que Bezos está propondo exigiria ter certeza de que as tecnologias operam em gravidade zero (ou que estamos aperfeiçoando a emulação da gravidade no espaço), levando a matéria-prima para a fábrica, construindo um carro ou itens e mandando-os de volta para a Terra.
Há, é claro, uma série de outras indústrias que são difíceis de descarbonizar, como cimento e aço.
Mas o custo de uma carga útil de cimento para enviar de volta à Terra é extremamente alto
Também existem tecnologias sendo desenvolvidas aqui na Terra que podem descarbonizá-los em um período de tempo mais rápido do que o período de “décadas e décadas” preconizado por Bezos.
Parece que mesmo que o CEO da Amazon e da Blue Origin tenha realmente percebido o perigo que paira sobre a Terra, ainda está longe da realidade das medidas, existentes ou futuras, tomadas para preservá-la.
Deixe um comentário