Júpiter e Saturno aparecerão mais próximos um do outro no céu noturno em 21 de dezembro do que estiveram por quase 800 anos, disseram os astrônomos.
Tendo se “aproximado” desde o verão no hemisfério norte, os planetas gigantes aparecerão separados por menos de uma lua cheia logo após o pôr do sol no solstício de inverno.
A visão celestial deve – se o clima local permitir – ser visível de qualquer lugar da Terra, dizem os especialistas, embora as melhores vistas sejam obtidas perto do equador.
Aqueles em Londres e Nova York verão os planetas perto do horizonte (em torno de 5,3 ° e 7,5 °, respectivamente, cerca de uma hora após o pôr do sol. A conjunção será visível de 16 a 25 de dezembro.
A próxima vez que Júpiter e Saturno parecerão tão próximos no céu não será até 15 de março de 2080 – quando eles estarão mais altos no céu e visíveis por mais tempo.
A próxima conjunção dos dois corpos depois disso não acontecerá até algum tempo depois do ano 2400.
Raro
“Alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros, ocorrendo uma vez a cada 20 anos ou mais”, disse o astrônomo Patrick Hartigan, da Rice University of Houston, Texas.
“Mas essa conjunção é excepcionalmente rara por causa da proximidade dos planetas uns com os outros”, explicou ele. “Você teria que voltar até pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226, para ver um alinhamento mais próximo entre esses objetos visíveis no céu noturno.”
Este ano pode não ter funcionado como a gente queria, mas este show celestial é um lembrete adequado, pois o ano vai terminar e vamos olhar para cima e lembrar como este momento no tempo realmente é precioso.
Deixe um comentário