Uma jacuzzi(Banheira de Hidromassagem) é a imagem de um relaxamento caloroso, borbulhante e relaxante.
Mas essa “jacuzzi” que fica no fundo do Golfo de México, mata qualquer um que tenta nadar por lá. No lago, a concentração de sal é cinco vezes maior que a do entorno. Além disso, estão diluídos nele doses letais de metano e sulfeto de hidrogênio.
Essa mistura torna a água do local densa — tão densa que ela afunda na água salgada comum e acaba se acumulando no fundo.
Lago envenenado
Os cientistas descobriram esta mortal paisagem no fundo do Golfo do México, a cerca de um dia de passeio de barco da costa de Nova Orleans, em maio de 2016.
A “jacuzzi” mede cerca de 30 metros de circunferência, atinge cerca de 12 pés (4 metros) de profundidade e fica a cerca de 3.300 pés (1.000 metros) abaixo da superfície.
A densidade de sal voltada para o fundo do mar criou tipo um caldeirão tóxico de produtos químicos, incluindo gás metano e sulfeto de hidrogênio.
Qualquer coisa que nada na “jacuzzi do desespero” (principalmente caranguejos, anfípodes e ocasionais peixes desafortunados) certamente morrerá. o que lhe rendeu o apelido de “Jacuzzi do Desespero”.
Mas por que?
Milhões de anos atrás, o Golfo do México era muito mais raso que é hoje. À medida que aquela água rasa evaporava, deixava camadas maciças de sal, que lentamente foram enterradas sob camadas de sedimentos.
À medida que as pressões cresciam, essas camadas se deslocaram e quebraram, deixando o sal escapar – e criando um banho de salmoura super concentrado que não se misturava com a água à sua volta e essencialmente o encolhe até a morte.
Quem diria que o sal poderia ser tão assustador?