As Ilhas Maldivas compõem um arquipélago próximo ao Sri Lanka e à Índia, e esse arquipélago consiste em 1196 ilhas espalhadas pelo Oceano Índico, sendo que 203 delas são habitadas.
Malé é a capital, e não deixa nada a desejar quando o assunto é beleza: ela conta com uma estrutura moderna, repleta de edifícios, clubes, centros comerciais e atrações para quase todos os gostos.
Esse lugar é considerado um destino de luxo para muitos: as pessoas que viajam para cá podem usufruir da tranquilidade e da paz ao relaxar à beira mar durante o ano todo, pois o clima é predominantemente quente e úmido – as temperaturas vão de 26 a 30 graus, o que proporciona um ambiente perfeito para o banho de mar – tanto de dia como de noite, a água é sempre convidativa!
O turismo é tão forte aqui que mais de 90% de tudo que o governo arrecada vem de impostos cobrados sobre direitos de importação e também da atividade turística.
E o local vive sempre cheio de gente:
além dos turistas, você sabia que a ilha é tão urbanizada que foi considerada a cidade mais densamente povoada do mundo? É isso mesmo: um local densamente povoado é um lugar com muitos habitantes por metro quadrado e essa cidade é a campeã mundial nesse quesito.
Sua história também é um prato cheio para quem aprecia diversidade. Um milhão de anos antes dos dinossauros desaparecerem, a placa tectônica índica derivou para o norte e isso abriu um corte na crosta terrestre. Assim, uma crista de picos vulcânicos surgiu e, com o tempo, eles erodiram para formar os atóis incrustados de corais das Maldivas.
Como pontos onde água e terra se encontram e a vida floresce, cada ilha tem lindos bancos de areia sobre corais vivos, que crescem e encolhem, sobem e descem, tudo de acordo com as correntes oceânicas. O resultado é uma paisagem única, que faz os visitantes quererem passear de barco entre uma ilha e outra para se surpreenderem a cada volta!
A capital é tão pequena que quase nem circulam carros por lá. Até têm alguns. Mas, a maioria anda de bicicleta, moto ou mesmo a pé. Afinal, a ilhota que concentra o centro político e comercial do cobiçadíssimo arquipélago tem somente 2 quilômetros quadrados de extensão.
Malé está apenas 2 metros acima do nível do mar e, em dezembro de 2004, a cidade foi golpeada por um tsunami que se estendeu pelo Índico. E além disso, a gradual elevação marítima traz um risco enorme da cidade ficar alagada nas próximas décadas
Fonte:
[História]
One thought on “Malé, a incrível cidade que fica no meio do Oceano Índico”
Comments are closed.