Milhares de anos atrás, os homens olhavam para os planetas para guiá-los. Alinhamentos planetários predisseram eventos importantes do bem e do mal.
Naqueles dias, planejando casamentos, ou mesmo assassinatos, de acordo com os planetas e estrelas era comum em muitas culturas.
Muitas pessoas ainda olham para os planetas para contar o futuro. Mas o que realmente é um alinhamento planetário e como isso acontece?
Existem duas maneiras diferentes de usar o termo alinhamento, referindo-se aos planetas do nosso Sistema Solar. A primeira maneira é que se você estivesse em pé no Sol, todos os planetas pareceriam alinhados em fila.
É nisso que a maioria das pessoas pensa quando ouvem o termo alinhamento planetário. O outro tipo de alinhamento é se todos os planetas seguirem uma linha reta. Em outras palavras, é como se uma linha reta pudesse ser traçada através do centro de todos os planetas.
Todos os planetas podem ficar alinhados?
Esse tipo de fenômeno celeste impossível de acontecer. Cada planeta gira ao redor do Sol com uma determinada velocidade e suas órbitas não estão no mesmo plano, o alinhamento não é possível.
O que realmente vemos no céu é a configuração planetária em que os planetas estão no mesmo quadrante.
É muito raro que todos os planetas estejam no mesmo quadrante – aproximadamente 90 ° um do outro. Ter todos os planetas dentro de cerca de 90 ° um do outro só ocorre a cada 200 anos, o que é muito tempo para os seres humanos, embora não seja nada para o universo. Os planetas, no entanto, se alinham com mais frequência do que isso.
Em setembro do ano 2040, quatro dos planetas – Saturno, Vênus, Júpiter e Marte – estarão mais ou menos alinhados quando vistos da Terra.
Assista ao vídeo abaixo do canal Schwarza para saber mais:
Fontes:
Leia mais artigo sobre astronomia no Realidade Simulada clicando aqui
Deixe um comentário