X

Menor ovo de dinossauro já encontrado é confirmado na China

Crédito: China University of Geosciences (Wuhan)

Uma equipe de paleontólogos, geocientistas e especialistas evolucionários afiliados a várias instituições na China descobriu que um ovo fossilizado descoberto em 2021 é o menor ovo de dinossauro já encontrado.

Em seu artigo publicado no periódico Historical Biology, o grupo descreve onde os ovos foram encontrados, as técnicas usadas para estudá-los e o que os pesquisadores aprenderam sobre eles.

Antes dessa nova descoberta, o menor ovo de dinossauro já encontrado tinha 45,5 mm por 40,4 mm por 34,4 mm. O menor dos novos ovos descobertos nesse novo esforço tem um comprimento de apenas 29 mm — ele também foi o mais completo do grupo descoberto.

Os ovos foram encontrados em um canteiro de obras perto da cidade de Ganzhou em 2021 no sudeste da China — a região é conhecida pelos paleontólogos como uma das melhores do mundo para encontrar ovos de dinossauro. Seis ovos foram fossilizados juntos, formando uma única unidade. Todos estavam em condições relativamente boas.

Após três anos de análise cuidadosa, que incluiu o uso de um microscópio eletrônico, a equipe de pesquisa descobriu que as criaturas dentro dos ovos eram de um terópode não aviário.

Eles também encontraram evidências de que eles pertenciam a um ootaxon desconhecido, que a equipe chamou de Minioolithus ganzhouensis. A equipe também datou os ovos em 80 milhões de anos atrás, colocando-os no Cretáceo Superior.

Técnicas de difração de elétrons

Os pesquisadores usaram técnicas de difração de elétrons retroespalhados para obter uma imagem geral tanto das cascas dos ovos quanto das criaturas dentro delas. Eles afirmam que todas as suas técnicas de estudo até agora foram não destrutivas — os ovos ainda estão na mesma condição em que foram encontrados.

A equipe de pesquisa planeja continuar estudando os ovos, incluindo uma nova análise do local da descoberta, que foi bem preservado — ele já forneceu novas informações sobre como os dinossauros construíram seus ninhos. Os pesquisadores esperam descobrir que tipo de dinossauro os pôs e, a partir daí, aprender mais sobre o processo de formação conforme os dinossauros cresciam dentro de seus ovos. Eles também suspeitam que podem aprender mais sobre o processo reprodutivo dos dinossauros em geral.

Fonte:

Phys.org

[China]

Categorias: Ciência
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário