As charadas de matemática ajudam muito no desenvolvimento do raciocínio lógico.
Tente resolver essa pergunta de matemática que preparamos e confira a explicação da resposta no final.
Meu avô tem 5 filhos, cada filho tem 3 filhos. Quantos primos eu tenho?
Resposta: Tenho 12 primos (4.3 = 12), porque um dos filhos do meu avô é o meu pai, que tem 3 filhos (eu e meus 2 irmãos).
Você sabia que o raciocínio lógico não é apenas uma matéria que cai no vestibular?
Apesar de estar bastante ligado à matemática, ele é muito mais que um conjunto de números. Ele define a forma de alguém pensar e chegar à conclusão de um problema.
Talvez você não tenha se dado conta, mas todos nós precisamos bastante dele no dia a dia.
Quer um exemplo bem simples? É a partir de um raciocínio lógico que decidimos sobre a ordem de guardar os materiais dentro da mochila. Ou seja, é por meio dele que tomamos várias decisões importantes — que podem ter vários impactos em nossa vida.
Que tal, então, conversarmos um pouco sobre como aprimorar essa habilidade? Basta continuar a leitura!
A importância do raciocínio lógico
Você já deve ter percebido que o raciocínio lógico não é apenas o nome de uma matéria do vestibular ou disciplina para tornar o currículo escolar diferenciado.
É, também, uma habilidade. A matemática só usa esse termo para definir alguns tipos de problemas em que o uso da lógica ajuda a resolvê-los.
Porém, a verdade é que a necessidade desse tipo de pensamento está em tudo: desde a nossa decisão sobre qual caminho tomar para chegar mais rápido à escola até a descoberta, por um agente da FBI, de quem é o assassino.
Ele é considerado uma das capacidades mais requisitadas para o mercado de trabalho atualmente.
Sendo assim, ao treinar o seu raciocínio lógico, você adquire mais habilidades para a matemática e problemas da sua vida pessoal e do seu futuro profissional.
Fontes:
[Quiz]