Engenheiros do MIT e da NASA Demonstram um Novo Tipo de Asa de Avião
Uma equipe de engenheiros construiu e testou um novo tipo de asa de avião, montado a partir de centenas de pequenas peças Idênticas.
A asa pode mudar de forma para controlar o voo do avião e pode fornecer um aumento significativo na produção, no voo e em eficiência na manutenção de aeronaves.
Essa nova abordagem na construção de asas pode proporcionar uma maior flexibilidade no design e na fabricação de futuras aeronaves.
Em vez de exigir superfícies móveis separadas, como ailerons para controlar o movimento de rolagem do avião, como em asas convencionais, o novo Sistema de montagem torna possível deformar toda a asa, ou só partes dela, incorporando uma mistura de componentes rígidos e flexíveis a sua estrutura.
O resultado é uma asa muito mais leve e, portanto, muito mais eficiente em termos de energia, do que aquelas com designs convencionais, sejam feitas de metal ou compósitos.
O primeiro protótipo, que já foi testado no túnel de vento da NASA, foi montado manualmente e consiste em pequenas estruturas ocas e triangulares que se unem como um lego.
É possível usar motores e cabos para exercer a força necessária para da deformação do material, mas os pesquisadores também desenvolveram um sistema nas estruturas de treliça que responde automaticamente às mudanças na aerodinâmica.
A asa desenvolvida possui cerca de quatro metros de extensão e, apesar de ter sido montada manualmente, os cientistas já confirmaram que é possível automatizar a produção do material com um custo relativamente baixo.
Além disso, a ideia não fica limitada às asas de aviões; o material pode ser usado para aumentar a performance e reduzir o custo de estruturas como antenas e até turbinas.
Deixe um comentário