X

Mito ou Verdade: dar um susto em quem está com soluço resolve?

soluço

O que é o soluço?

O soluço é uma contração involuntária do diafragma e outros músculos do tórax, seguido do fechamento da glote e vibração das cordas vocais, sendo por isso, que produz um ruído característico.

Este espasmo é desencadeado por uma irritação de algum nervo, como o nervo vago ou o nervo frênico, ou de parte do cérebro que controla os músculos respiratórios, que pode acontecer por diversos motivos, como:

1- Dilatação do estômago por excesso de comida ou bebidas gasosas;

2- Consumo de bebidas alcoólicas;

3- Doenças gastrointestinais, como refluxo gastroesofágico,

4- Alterações dos eletrólitos do sangue, como falta de cálcio, potássio ou sódio;

5- Insuficiência renal, que causa excesso de uréia no sangue;

6- Diminuição do CO2 na corrente sanguínea, por respiração acelerada;

7- Infecções, como gastroenterites ou pneumonias;

8- Inflamações respiratórias ou abdominais, como bronquite, esofagite, pericardite, colecistite, hepatites ou doenças inflamatória intestinal;

9- Cirurgias na região do tórax ou abdômen;

10- Doenças cerebrais, como câncer, esclerose múltipla ou meningite, por exemplo.

Apesar destas possíveis causas, ainda não se sabe o exato motivo como essas alterações levam aos espasmos do diafragma e tórax e, em alguns casos, pode não se saber a causa do soluço.

Tática de dar um susto em quem está com soluço resolve?

A tática de dar um susto em quem está com soluço pode dar uma força para resolver a situação, sim. É que o susto ajuda a interromper o ritmo estranho da respiração durante o soluço.

Além disso, no momento em que você leva um susto, o corpo libera o hormônio adrenalina, que age sobre o diafragma (músculo responsável pelo movimento de encher e esvaziar os pulmões), fazendo com que ele pare de se contrair sem controle – é esse descontrole que cria o soluço.

Mas como o soluço começa?

Tudo tem início no diafragma, músculo que separa o abdômen do tórax e nos ajuda a respirar. Quando ele sofre uma contração ao mesmo tempo em que a glote (abertura que fica na garganta) se fecha, ficamos com soluço.

As causas mais comuns são: comer demais (fazendo com que o estômago fique maior), mudanças bruscas de temperatura ou ingerir bebidas gaseificadas, como refrigerantes. Ficar muito nervoso ou estressado também pode levar ao soluço.

Fontes:

http://recreio.uol.com.br

https://www.tuasaude.com

Leia também:

Mito ou Verdade: xixi de sapo pode cegar?

Categorias: Curiosidades
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário