Ao acordar um dia pela manhã, uma mulher chinesa não conseguia ouvir a voz de seu namorado e de outros homens — apenas tons em alta frequência de outras mulheres.
A mulher, que em entrevista ao Daily Mail preferiu se identificar apenas pelo sobrenome, Chen, foi dormir sentindo náuseas e um ruído nos ouvidos e acordou na manhã seguinte sem conseguir ouvir homens.
Segundo a Dra. Lin Xiaoqing, otorrinolaringologista que atendeu Chen no hospital Qianpu, na cidade de Xiamen, a paciente tem um tipo raro de perda auditiva em que não é possível ouvir vozes de baixa frequência — as mais graves, como as masculinas tendem a ser.
Segundo a reportagem, a condição afeta apenas um em cada 13 mil pacientes com problemas auditivos, e normalmente é difícil de se diagnosticar, porque tantos médicos quanto pacientes podem não saber que a condição existe.
“Ela conseguia me ouvir quando eu falava com ela, mas quando um jovem paciente entrou, ela não o conseguia ouvir”, afirmou a Dra. Xiaoqing.
Além de fatores genéticos, a doença pode ter sido causada por estresse, segundo a especialista em otorrinolaringologia. Chen revelou que estava trabalhando até tarde recentemente, sem dormir o suficiente, e na noite anterior, estava com náuseas e zumbidos nos ouvidos.
A doutora reforçou ao Daily Mail que é importante buscar tratamento tão logo os sintomas apareçam — e que Chen vai se recuperar por completo.
Deixe um comentário