NÃO É ACIDENTE, É UM DESASTRE AMBIENTAL!

Barragem

Uma barragem de mineração se rompeu nesta sexta-feira na região de Brumadinho, em Minas Gerais, informou o Corpo de Bombeiros, citando relatos de testemunhas.

Relatos não confirmados indicam vítimas fatais após o rompimento de barragem de mineração, segundo os bombeiros.
A mineradora informou que acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.

“A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”, disse em nota.

A Vale se comprometeu ainda a continuar fornecendo informações assim que forem confirmadas.

Divulgação/Corpo de Bombeiros
Divulgação/Corpo de Bombeiros

Mais um desastre como esse é INACEITÁVEL! Não podemos fechar os olhos para isso mais uma vez, sendo que as medidas do desastre de 2015 ainda não foram cumpridas!

Há 3 anos, rompimento de barragem de Mariana causou maior desastre ambiental do país e matou 19 pessoas

Há mais de três anos, no dia 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, deixou 19 mortos e causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Minas Gerais.

Bento Rodrigues foi destruído pelo rompimento da barragem de Fundão — Foto: Raquel Freitas/G1
Bento Rodrigues foi destruído pelo rompimento da barragem de Fundão — Foto: Raquel Freitas/G1

A barragem de Fundão abrigava cerca de 56,6 milhões de m³de lama de rejeito. Desse total, 43,7 milhões de m³ vazaram. Os rejeitos atingiram os afluentes e o próprio Rio Doce, destruíram distritos e deixaram milhares de moradores da região sem água e sem trabalho.

Esse foi o maior desastre ambiental do Brasil. Apenas um mês depois, foram retiradas 11 toneladas de peixes mortos, oito em Minas e três no Espírito Santo. Três anos depois, estes estados ainda sentem os impactos

Fontes:

https://extra.globo.com/

https://g1.globo.com/

http://www.diariodepernambuco.com.br