Nasa capturou o olho do furacão Florence em fotos tiradas do espaço

Furacão

O nome da vez é Florence – e não é a cantora indie dos vestidos esvoaçantes. Florenece é o mais novo furacão a apavorar os Estados Unidos e levar milhões de pessoas a evacuar suas cidades nas regiões banhadas pelo Atlântico.

O potencial destruidor do Florence ainda não se cumpriu – mas ele pode estar no ápice da sua carreira de modelo. A tempestade ganhou uma sessão de fotos muito especial, realizada diretamente do espaço.

A imagem mais impressionante veio do astronauta Alex Gerst, que faz parte da equipe da Estação Espacial Internacional (ISS). Lá de cima, da órbita terrestre, ele postou a fotografia do ponto central da tempestade no Twitter – e deixou claro que ele mesmo ficou espantado com o resultado.

(Alex Gerst/ISS/European Space Agency/NASA)
(Alex Gerst/ISS/European Space Agency/NASA)

O Florence foi classificado segundo a escala Saffir–Simpson de furacões. Ela categoriza os fenômenos de acordo com a velocidade dos seus ventos.

Para merecer o título de furacão e se enquadrar na categoria 1, uma tempestade giratória precisa causar ventos de mais de 119 km/h.

Para você ter noção da potência do furacão atual, a escala só chega até a categoria 5 – classificação máxima, para furacões com ventos acima de 252 km/h. Segundo o ranking, portanto, podemos esperar que Florence crie ventanias entre 209–251 km/h.

A foto da ISS não foi a única imagem espacial a capturar o Florence. Um dos satélites da NASA que está em órbita, batizado de Terra (é, um Terra que orbita a Terra), foi equipado com uma supercâmera que tirou a foto que abre esta matéria.

Fonte:

Super Interessante

Leia também:

O Que Aconteceria Se Você Caísse em Júpiter?