X

Qual é a árvore mais velha do mundo?

Árvore

Qual é a árvore mais velha do mundo?

Bom, quando você começa a falar sobre o mais velho, o maior ou quase qualquer outra natureza superlativa, é improvável que você encontre uma resposta pronta.

Há de fato, dois competidores para a árvore mais velha e isso depende de como você define o termo.

A árvore mais velha individual conhecida, foi descoberta em 2012 nas montanhas White no leste central da Califórnia, um grande pinheiro bristlecone do norte que tem 5.063 anos de idade.

Ele é mais velho que as pirâmides, abaixo está uma foto de um bristlecone similar, agora ele não parece exatamente vivo e isso deve ser parte do seu segredo para o sucesso.

Bristlecone

O clima árido frio elevado das montanhas White acaba sendo o ambiente perfeito para fomentar estas antigas árvores.

Estranhamente, quanto mais alto você vai naquelas montanhas, mais velhas as árvores são e muitos estudos sugerem que a longevidade dos pinheiros lá, é diretamente relacionada a quão ruins as condições de crescimento são.

Não somente a média de pluviosidade nas montanhas White é menor que 30 centímetros, mas a maioria das árvores estão crescendo sobre a dolomita, um tipo de calcário em um solo altamente alcalino com muito poucos nutrientes.

Mas com o tempo, os bristlecones se adaptaram a essa alcalinidade ao contrário de outras árvores que os deixaram livres para crescer sem muita ou nenhuma competição.

Os bristlecones também não gastam muita energia no seu crescimento e em um bom ano, a circunferência da árvores aumenta até cerca de 0.25 milímetros. Então ao invés disso eles conseguem tirar o máximo de seus escaços recursos.

Como resultado, os bristlecones tendem a ter uma proporção bem alta de madeira morta, mas isso tem as suas vantagens também, reduzindo a respiração e a perda de água, e isso também ajuda que haja muitas outras árvores em volta, o que torna menos provável que eles sejam vítimas de um incêndio florestal através dos milênios.

Como os cientistas consegue saber a idade precisa dessas árvores?

Os pesquisadores são capazes de determinar a idade precisa dessas árvores graças a um processo chamado cruzamento de dadoso que envolve tirar amostras do núcleo de ambas as árvores, vivas e mortas e depois combinar os padrões de seus anéis para conseguir a linha do tempo. Isso remete a milhares de anos.

Nosso segundo competidor, vive na reserva nacional de Fish Lake no centro-sul de Utah.

Pando

Aqui vive uma colônia clonal de Aspen Trêmulo, que deve ser muito bem a coisa mais velha na terra. Ela foi nomeada de Pando e toda árvore ou caule, como eles chamam no meio quilômetro quadrado de colônia, é geneticamente idêntica.

Embora nenhuma árvore individual na colônia tenha mais de 200 anos, elas estão todas conectadas por um único sistema de raízes que tem pelo menos oitenta mil anos de idade, e possivelmente muito mais velho.

Com mais de 6.000 toneladas, ele (o sistema de raízes) também detém a distinção de ser o organismo vivo conhecido mais pesado na terra.

Então, como o Pando fica tão velho? Colônias clonais como o Pando, podem reproduzir ou por floração e produção de sementes ou através da produção de um clone de si mesmas.

Neste caso, clonagem apenas significa extender a enorme rede de raízes e forçar um caule a sair do chão, porque o coração do pando está muito fundo no chão, ele não pode ser morto por um incêndio florestal.

Estudos recentes descobriram que o Pando não se reproduziu sexualmente por mais de 10.000 anos. Isso é uma bela seca, e não tão surpreendente dada sua idade.

Fonte:

https://goo.gl/5HzZdY

Referência:

http://dft.ba/-5RCC

Leia também:

Os seres humanos estão realmente à beira de alcançar a imortalidade?

Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário