Animal apresenta características incomuns e intriga pesquisadores
Uma nova espécie de cobra foi descoberta dentro de outra cobra, há 42 anos, no sul do México. Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Texas, em Alrlington, deu o nome de Cenapis aenigma ao animal, cuja amostra de décadas atrás foi analisada recentemente.
A Cenapis foi o jantar de uma cobra venenosa da América Central, na floresta de Chiapas, e essa foi sua última refeição, de acordo com o estudo publicado no Journal of Herpetology.
Ainda pouco se sabe sobre a cobra. Os pesquisadores que voltaram à floresta não encontraram outros integrantes de sua espécie.
Segundo a National Geographic, a cobra, pela análise possível dos restos mortais, tinha cerca de 25 cm, não era venenosa e se alimentava de pequenos insetos de corpos rígidos.
“Essa enigmática pequena cobra possui um conjunto único de características que desafiam a sua colocação em qualquer espécie e se diferencia de qualquer outro espécime”, de acordo com o autor do estudo.
O que realmente intrigou os pesquisadores foram características ainda mais incomuns: o órgão sexual masculino com anexos com aparência de flor e escamas não divididas na parte debaixo da cauda.
Devido à forma como foi descoberta e ao mistério que ela propõe aos pesquisadores, o nome da cobra, em latim, significa “cobra enigmática do jantar”, alcunha dada com ar de brincadeira-apesar da seriedade da pesquisa.