Recentemente, a empresa especializada no desenvolvimento de dispositivos militares Ghost Robotics apresentou um cão-robô digno dos piores cenários da ficção científica, equipado com um rifle de precisão.
Relativamente pouca informação foi divulgada sobre o robô, mas de acordo com um post no Instagram da SWORD International, um fabricante de armas que projetou o rifle, a máquina é apelidada de “SPUR”, para Special Purpose Unmanned Rifle.
O SPUR provavelmente representa a primeira criação da Ghost Robotics equipada com uma arma.
De acordo com o SWORD, o canhão controlado remotamente oferece “fogo de precisão de até 1200 metros”.
Segundo alguns especialistas, essa tecnologia representa um marco importante no desenvolvimento de robôs capazes de matar, levantando questões éticas e legais sobre sua autorização e uso.
Uma máquina ainda não autônoma, mas não por muito tempo…
Latest lethality 6.5 #creedmoor sniper payload from @SWORDINT. Check out the latest partner payloads @AUSAorg Wash DC. Keeping US and allied #sof #warfighter equipped with the latest innovations. @USSOCOM #defense #defence #NationalSecurity #drone #robotics pic.twitter.com/Dvk6OvL3Bu
— Ghost Robotics (@Ghost_Robotics) October 11, 2021
Até agora, não sabemos quão autossuficientes são os diferentes sistemas do cão-robô da Ghost Robotics.
Se por enquanto seu movimento é controlado por um humano, o sistema de disparo poderia muito bem ser automatizado no futuro, pelo menos parcialmente.
Sem falar que muitas organizações armadas ao redor do mundo já estão usando sistemas de drones semiautônomos, às vezes caseiros, alguns dos quais parecem muito eficazes.
A decisão de armar um cão robô coloca o Ghost à frente de seu concorrente de armas Boston Dynamics, que surpreendeu o mundo com suas demonstrações técnicas, mas se comprometeu publicamente a não armar seus designs.
Uma maneira fácil de a empresa estar à frente de uma área ainda muito demandada, a de tecnologias de armamentos.
Claro, existem algumas opiniões divergentes, incluindo a de Michael Horowitz, professor de ciência política na Universidade da Pensilvânia e especialista em sistemas de armas autônomas.
Ele disse que considerava o cão-robô do Ghost semelhante ao tipo de drone armado já em uso por muitos exércitos internacionais.