O conselho deste imperador vai te tirar da cama todas as manhãs

Imperador

É reconfortante que mesmo uma das maiores personalidades da história tenha tido problemas em sair da cama de manhã.

Em seus escritos filosóficos coletados em “Meditações”, o imperador romano Marco Aurélio escreveu uma passagem retratando um diálogo interior que se pode imaginar tendo em sua cama real ao romper da aurora.

É um reflexo de suas crenças estóicas, que estavam centradas no poder sobre as próprias emoções, juntamente com a aceitação de coisas além do controle de alguém.

Da próxima vez que você estiver prestes a apertar o botão soneca no seu alarme matinal, lembre-se do que Marcus escreveu para si mesmo:

“Ao amanhecer, quando tiver dificuldade em sair da cama, diga a si mesmo: ‘Tenho que ir trabalhar – como ser humano. O que eu tenho que reclamar, se eu vou fazer o que eu nasci – as coisas que eu fui trazido ao mundo para fazer? Ou é para isso que eu fui criado? Se aconchegar debaixo dos cobertores e ficar aquecido?”

Melhor aqui…

“Então você nasceu para se sentir “legal”? Em vez de fazer as coisas e experimentá-las? Você não vê as plantas, os pássaros, as formigas e as aranhas e as abelhas cuidando de suas tarefas individuais, colocando o mundo em ordem, da melhor maneira possível? E você não está disposto a fazer o seu trabalho como ser humano? Por que você não está correndo para fazer o que sua natureza exige?”

– Mas nós temos que dormir algum dia …

“Acordado. Mas a natureza estabeleceu um limite para isso – assim como para comer e beber. E você está acima do limite. Você teve mais do que suficiente disso. Mas não de trabalhar. Lá você ainda está abaixo da sua cota.”

“Você não se ama o suficiente. Ou você também amaria sua natureza e o que ela exige de você. As pessoas que amam o que fazem se cansam de fazer isso, até se esquecem de lavar ou comer. Você tem menos respeito por sua própria natureza do que o gravador faz pela gravura, o dançarino pela dança, o avarento pelo dinheiro ou o alpinista social por status? Quando estão realmente possuídos pelo que fazem, preferem parar de comer e dormir do que desistir de praticar suas artes.”

Então, você vai se levantar ou continuar enrolado(a) nas cobertas?

Fonte:

https://www.businessinsider.com

Leia também:

20 poderosas frases de filósofos que vão abrir a sua mente