Um novo estudo liderado pelo geneticista Taosheng Huang, do Hospital Infantil de Cincinnati (EUA), descobriu que o DNA mitocondrial humano pode ser herdado paternalmente durante um caso histórico que começou com o tratamento de um menino doente de quatro anos de idade.
Reescrevendo os livros didáticos
Contrariando tudo que aprendemos nas aulas de biologia, um recente estudo acaba de encontrar mais algumas exceções na genética!
Aprendemos na escola que o DNA mitocondrial é sempre recebido da mãe, mas uma pesquisa publicada nesta segunda, concluiu através de sequenciamentos genéticos, que o DNA mitocondrial humano pode ser herdado do pai também!
Os pesquisadores afirmam que embora a herança do DNA mitocondrial maternal permaneça válida, devemos considerar os casos excepcionais (no estudo foram analisadas 3 famílias), em que o DNA mitocondrial paterno pode ser passado para a prole.
Consequências
Segundo os pesquisadores, nossa visão anterior sobre o assunto pode significar que muitos casos de transmissão biparental eram negligenciados anteriormente como erros técnicos.
“Esta é uma descoberta realmente inovadora”, disse o biólogo Xinnan Wang, da Universidade de Stanford (EUA), que não esteve envolvido na pesquisa. “Poderia abrir um campo totalmente novo e mudar a forma como procuramos a causa de certas doenças [mitocondriais]”.
Seja como for, a nova evidência “clara e provocativa” deve iniciar uma avaliação mais ampla das possibilidades do mtDNA, apesar de a transmissão materna continuar sendo a norma.
“A herança materna permanece absolutamente dominante em uma escala evolutiva. Eventos ocasionais de transmissão paterna parecem não ter deixado nenhuma marca detectável no registro genético humano.
Ainda assim, esta continua sendo uma oportunidade sem precedentes no campo”, concluem os cientistas.