Se há algo real sobre o computador, é que eles estão ficando menores. Enquanto os pessimistas podem avisar que nossos minúsculos processadores atuais estão prestes a atingir os limites da Lei de Moore – isto é, nós quase não podemos ficar ainda menores – um novo desenvolvimento diz o contrário.
A data 19 de março marcou o primeiro dia do IBM Think 2018, onde a empresa revelou um pequeno computador.
você pode precisar de óculos para vislumbrá-lo.
O novo computador da IBM é o menor do mundo e tem o tamanho de um grão de sal.
O dispositivo mede 1 x 1 mm e vai usar a tecnologia blockchain para monitorar a entrega de produtos e evitar fraudes e falsificações.
Entre as vantagens do microcomputador estão o custo reduzido (US$ 0,10 por unidade) e a economia de energia. Anunciado nesta segunda-feira (19), durante a conferência IBM Think 2018, o protótipo ainda está em fase de testes.
O minúsculo computador carrega centenas de milhares de transistores em uma área pouco maior que um grão de arroz, mas ainda se orgulha do poder computacional do chip x86 que rodou PCs desktop nos anos 80 e 90, de acordo com a ZDNet.
Claro, isso é lento em comparação com o seu laptop ou até mesmo com o seu smartphone, mas você não vai exatamente jogar jogos de tiro em primeira pessoa nesta minúscula placa-mãe.
Em vez disso, o objetivo é trazer a segurança digital do blockchain para o mundo real.
Segurança a todo custo
Segundo a IBM, a fraude custa à economia global mais de US $ 600 bilhões por ano. Mas como a cadeia de suprimentos é complicada, os produtos mudam de mãos várias vezes antes de chegarem aonde estão indo – e isso torna mais fácil para os atores suspeitos introduzir produtos falsificados em qualquer ponto da jornada.
Uma maneira de garantir a segurança de uma transação, seja comprar um produto ou assinar um contrato, é com blockchain. A maioria das pessoas já ouviu falar de blockchain por causa da criptomoeda como o Bitcoin, que depende da tecnologia para manter suas transações seguras.
Afinal o que é o Blockchain?
O blockchain é uma rede aberta, distribuída e individual de computadores e cada um contém pacotes de impressões digitais conhecidas como “blocos”, que são visíveis para todos na rede, mas ainda mantidos seguros usando um tipo de matemática criptografia.
No momento, ele é usado quase exclusivamente para transações on-line – cada transação obtém sua própria impressão digital – mas se você pudesse dar a essas impressões digitais impressões reais, você poderia dar à cadeia de suprimentos o mesmo tipo de segurança hermética que os irmãos Bitcoin desfrutam atualmente.
Na verdade, a IBM já começou a usá-lo nas cadeias de fornecimento de alimentos – mas esse minúsculo computador pode ser o que leva seus principais esforços.
O novo computador ainda não está pronto para o público em geral, mas a IBM está prometendo que os primeiros modelos estarão disponíveis nos próximos 18 meses. Quando esse dia chegar, não se esqueça de estar com seus óculos.
Deixe um comentário