Até agora, apenas o Planeta Terra é o único local no Universo que abriga vida inteligente. Entretanto, a humanidade sempre debateu e imaginou outras formas de vida vivendo em planetas próximos ou muito distantes, civilizações muito avançadas em tecnologia e pensamento.
Conta uma história que, no verão de 1950, Enrico Fermi conversava com amigos sobre a observação de óvnis quando eles começaram a debater sobre vida alienígena e teorias.
Fermi abruptamente perguntou: “onde está todo mundo?” Estava lançada uma das questões mais controversas e debatidas da Ciência, que segue sem resolução.
Os números
Em números atuais, temos 500 bilhões de bilhões estrelas como o Sol (ou 500 quintilhões) e pelo menos 100 bilhões de bilhões de planetas como a Terra em todo o universo observável.
Apenas na nossa galáxia, a estimativa é de que exista 1 bilhão de planetas semelhantes à Terra que poderiam abrigar pelo menos 100 mil civilizações inteligentes em nossa galáxia. E onde está todo mundo?
O Paradoxo de Fermi discute sobre como todas essas civilizações poderiam existir, e, se existem, como poderíamos encontrar.
Onde estão todos os alienígenas?
Há várias razões possíveis por que ainda não encontramos a vida extraterrestre. O canal KurzGesagt nos explica o motivo e alguns são bastante assustadoras.
Para lerem a legenda em português, cliquem no icon de captions/legendas, e escolham “português”.