Você já ouviu falar em cão-robô e você sabe o que é um lança-chamas, mas aposto que nunca pensou em uma combinação dos dois. Já a empresa estadunidense Throwflame pensou, e criou o Thermonator — um autômato de quatro patas que, com um tanque de gasolina acoplado, é capaz de lançar chamas a até 9 metros de distância e tem até mira a laser.
O lança-chamas do quadrúpede robótico tem ignição ARC (ou seja, elétrica), funciona por até uma hora é operado remotamente. Todo o conjunto é equipado com conexão WiFi e Bluetooth para controle com o celular, vindo com opção de visão em primeira pessoa na hora de navegar pelo ambiente. Ele ainda tem sensor LiDAR, usando lasers para detectar obstáculos no ambiente e identificar alvos.
Para que serve o cão-robô lança-chamas
Segundo a empresa, o autômato é o primeiro cão-robô lança-chamas do mundo — e, pela junção inusitada de elementos, é fácil de acreditar nisso. O desenvolvimento do cão-robô já havia sido noticiado aqui pelo Canaltech, antes de seu lançamento oficial, no ano passado.
As sugestões de uso para o equipamento, no site da Throwflame, são:
- Controle e prevenção de incêndios florestais;
- Manejo da agricultura;
- Conservação ecológica;
- Remoção de gelo e neve;
- Entretenimento e efeitos especiais.
O produto custa US$ 9.420 (cerca de R$ 48 mil, na cotação atual) e já está à venda nos Estados Unidos. Vale lembrar que, no país, 48 estados não possuem qualquer tipo de regulamentação para lança-chamas, já que a legislação de cada estado difere. A nível federal, lança-chamas não são considerados armas de fogo, mas leis de responsabilidade criminal podem ser aplicadas no caso de uso indevido.
As exceções são o estado da Califórnia, onde alcance máximo permitido para lança-chamas é de cerca de três metros, e de Maryland, onde é necessária uma licença federal de armas de fogo para portar e utilizar o equipamento.
Fonte:
Deixe um comentário