O puma oriental agora está oficialmente extinto
O gato gigante costumava vagar pelas florestas, montanhas e pastagens em todos os estados a leste do Mississippi, mas não foi visto agora nas últimas oito décadas (a pantera da Flórida é uma população distinta).
Embora o US Fish and Wildlife Service (FWS) tenha aberto uma revisão sobre o status do leão de montanha em 2011, foi apenas em 2015 que os biólogos federais da vida selvagem finalmente concluíram que não há evidência de uma população viável restante.
Eles recomendaram que o puma do leste fosse retirado da Lei de Espécies Ameaçadas de Extinção, e nesta segunda-feira eles finalmente viram isso acontecer quando a subespécie (Puma concolor cougar) foi declarada extinta.
Eles estavam na lista desde 1973, embora ninguém tenha visto nada nas três décadas anteriores. Acredita-se que o último provavelmente foi disparado por caçadores no Maine em 1938.
Nos 80 anos desde o último avistamento confirmado de um puma oriental, houve alguns que dizem ter visto eles
Mas o FWS observa que esses especificamente são provavelmente fugitivos de zoos e coleções privadas ou são pumas ocidentais expandindo seu alcance para o leste. Isto é baseado no fato de que não há evidências científicas ou físicas para apoiar as populações ainda sobreviventes.
A declaração oficial da extinção do puma pode – paradoxalmente – ser uma coisa boa. Isso significa que os estados que foram impedidos por décadas de reintroduzir animais da população ocidental agora devem ser autorizados de tal ação.
“Precisamos de grandes carnívoros como os pumas para manter o ecossistema saudável, então esperamos que os estados do leste e do meio-oeste irão reintroduzi-los”, diz Michael Robinson, um defensor da conservação no Centro de Diversidade Biológica, em um comunicado.
“Os pumas limitariam a superpopulação de veados e doenças transmitidas por carrapatos que ameaçam a saúde humana”.
Embora o gato gigante tenha sido persistentemente perseguido e caçado por sua ameaça perceptível para pessoas, gado e animais de estimação, uma melhor compreensão dos papeis de o grandes predadores como o leão de montanha desempenham no ecossistema de maneira mais amplo, significaria que estamos começando a perceber os benefícios que eles trazem.
De acordo com um artigo recente detalhando esses benefícios, os pumas são bons para a saúde humana em mais de um aspecto. Não só reduzem o número de carrapatos matando veados, mas também salvam vidas ao reduzir as colisões cervos com carros.
Na verdade, se os pumas fossem reintroduzidos em todo os Estados Unidos, as colisões de incidentes de carros com veado provavelmente seriam cortadas em 22%, salvando 115 pessoas e evitando mais de 21 mil acidentes. Isso economizaria na economia um impressionante número $ 2.12 bilhões de dólares.
Deixe um comentário