Sabe aquele ditado que diz que “quanto mais, melhor”? Ele não se aplica a tudo.
Ao contrário do que muitos podem imaginar, escovar os dentes muitas vezes ao longo do dia é mais prejudicial do que saudável.
De acordo com um estudo britânico realizado por Peter Heasman, professor de Parondontologia da Universidade de Newcastle, o ideal é escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, mas não muito mais que isso.
A pesquisa, realizada em 2003, mostrou que quem extrapola no número de higienização bucal diária acaba danificando o esmalte e comprometendo a saúde da gengiva. O recomendável é higienizar os dentes ao acordar, antes de dormir, e após a refeição principal.
O professor também destacou que é importante ficar atento na força das mãos ao segurar a escova: “Não é necessário utilizar uma força olímpica para escovar os dentes”.
De acordo com ele, a escovação deve ter duração mínima de dois minutos e a força empregada deve ser equivalente à utilizada para segurar uma laranja.
O estudo também identificou que escovar os dentes caninos, incisivos e molares mais vezes, com mais veemência e por mais tempo não os torna mais brancos. Na verdade, a única consequência seria o aumento no risco de danificar o esmalte.
Em 2000, Peter publicou um outro estudo mostrando que dois em cada três britânicos não sabem utilizar uma escova de dentes corretamente.
Fonte:
[Saúde]
O ideal duas vezes ao dia, ao acordar , ao dormir e após a refeição principal. 🤔