O que é aquela sensação aguda e penetrante que você às vezes sente no peito?
Se você já experimentou uma dor aguda e repentina no peito, pode ter sido uma condição chamada síndrome de captura precordial (PCS).
A boa notícia é que, ao contrário de um ataque cardíaco , não é prejudicial ou mesmo fatal. acham que respirações superficiais podem ajudar a atenuar os sintomas.
Ao contrário de um ataque cardíaco, a dor não irradia ou “se espalha” para outras áreas do corpo. E, novamente diferente de um ataque cardíaco, o PCS não causará outros sintomas.
Em vez disso, a dor está localizada em uma área na frente ou na lateral do peito, geralmente não maior do que uma ou duas pontas dos dedos de largura. Daí o nome “precordial”, que significa “na frente do coração”.
A respiração pode tornar a dor mais intensa e algumas pessoas acham que respirações superficiais podem ajudar a atenuar os sintomas.
Outros dizem que uma inalação profunda pode provocar uma “ sensação de estalo ” que resolve o problema, “consertando” as coisas.
Então, o que exatamente está causando a dor?
Apesar de muitas vezes ser considerado sinal de problemas cardíacos, a dor precordial está raramente relacionada com alterações do coração, podendo ser devido ao excesso de gases no organismo ou como consequência de mudança repentina da postura, por exemplo.
Como não é considerada grave, não há necessidade de tratamento. No entanto, quando a dor não passa, é frequente ou surgem outros sintomas como dificuldade para respirar e náuseas, é importante consultar o cardiologista para que a dor seja investigada e possa ser indicado o tratamento mais adequado.
A PCS geralmente ocorre em repouso (nunca durante o sono) e muitas vezes quando a pessoa está desleixada ou muda sua postura abruptamente.
Portanto, o risco de um ataque pode ser reduzido pelo menos um pouco sentando-se ereto.