Um lockdown ou bloqueio total é um protocolo de prisão que geralmente impede que pessoas ou informações saiam de uma área. O protocolo geralmente só pode ser iniciado por alguém em uma posição de autoridade .
Os bloqueios também podem ser usados para proteger as pessoas dentro de uma instalação ou, por exemplo, um sistema de computação, de uma ameaça ou outro evento externo.
Nos edifícios, um bloqueio total geralmente significa que as portas que conduzem para fora estão trancadas, de modo que ninguém pode entrar ou sair.
Um lockdown completo geralmente significa que as pessoas devem permanecer onde estão e não podem entrar ou sair de um prédio ou salas dentro do referido prédio.
Lockdown durante a pandemia
Durante um lockdown, todas as entradas do perímetro são bloqueadas por profissionais de segurança e ninguém tem permissão de entrar ou sair do perímetro isolado.
O objetivo dessa medida é interromper qualquer atividade por um curto período de tempo. Ela se mostrou eficaz para redução da curva de casos e dar tempo para reorganização do sistema em situação de aceleração descontrolada de casos e óbitos.
Trata-se de uma imposição determinada por lei ou por decisão judicial, como aconteceu no Maranhão, em consonância com o decreto de isolamento social no Estado.
Tudo que não for extremamente necessário à manutenção da vida e da saúde estará bloqueado durante dez dias, nas cidades de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.
Nas quatro cidades citadas, será proibida a circulação de carros, exceto para compra de alimentos ou medicamentos e transporte de pessoas para hospitais.
A entrada de veículos em São Luís também estará proibida, sendo permitido apenas o trânsito de carros com passageiros se deslocando para hospitais, ambulâncias, viaturas e veículos com cargas de produtos essenciais.
As agências bancárias deverão funcionar somente para o saque de auxílio emergencial, salários e benefícios sociais.
Fonte:
[Saúde]