Considerando que estamos falando de um espaço curto de tempo, nada, certo? Errado!
Em um vídeo publicado pelo BuzzFeed, pode-se ter noção do que aconteceria nesses 5 segundos que pareceriam um pesadelo àqueles que estivessem vivos.
O vídeo explica que o Sol causaria queimaduras sérias, já que o ar estaria sem as moléculas de oxigênio que nos protegem dos raios UV. Além disso, o céu ficaria escuro, os metais puros iriam entrar em ponto de solda e grudar uns nos outros e a crosta da Terra iria ser esmigalhada.
Fim dos tempos?
Mas espere. O caos está apenas começando a ser descrito. O seu ouvido iria explodir se não houvesse oxigênio. Toda construção feita de concreto viraria pó. Toda célula viva explodiria e os oceanos evaporariam.
Mas, e se ao invés de diminuir, a quantidade de oxigênio dobrasse?
Nesse caso, aviões de papel iriam voar por mais tempo, as pessoas seriam mais felizes e alertas, além de terem melhor cognição e desempenho físico.
Lado negativo
O lado ruim da dobra da quantidade de oxigênio no mundo é que haveria insetos gigantes, já que o tamanho do corpo de um desses animais depende da quantidade de oxigênio na atmosfera.
Pelo visto, o melhor mesmo é termos a quantidade atual desse elemento químico. O vídeo termina dizendo o seguinte: “obrigada, oxigênio, por ser do jeito que você é”. O que você achou da brincadeira? Confira o vídeo a seguir: