O que vemos no amanhecer não passa de uma ilusão de ótica

Amanhecer

Ah, o amanhecer… Quem nunca ficou maravilhado ao presenciar esse momento lindo e ver todas as cores maravilhosas que o Sol traz quando está nascendo?

E mesmo aqueles que não têm muito tempo para assistir ao espetáculo que o alvorecer oferece, todos já leram mais de um poeta rendendo elogios a esse evento mágico, viram fotografias que imortalizaram auroras de tirar o fôlego ou assistiram ao despertar do dia no cinema.

Por que o céu parece vermelho ao nascer e ao pôr do sol?

Um fenômeno chamado Dispersão de Rayleighfaz com que a luz do Sol salte minúsculas partículas na atmosfera e se espalhe em direções diferentes.

A luz solar consiste em muitas cores diferentes: do vermelho, que tem o maior comprimento de onda de toda a luz visível, até o violeta, na extremidade azul do espectro, que tem o menor comprimento de onda.

Devido a esse curto comprimento de onda, a luz azul é dispersa com mais eficiência do que outras cores, e é por isso que o céu normalmente aparece azul para nós.

No nascer ou no pôr do sol, no entanto, quando o Sol está baixo no horizonte, os raios de luz devem passar por mais da atmosfera – e, portanto, refletir mais moléculas – do que em outros momentos do dia.

Isso significa que mais luz azul se dispersa antes que a luz chegue aos seus olhos. Outras cores – como vermelho, laranja e amarelo – podem, portanto, continuar a passar pela atmosfera sem afetar, criando cores bonitas no início e no final do dia.

Fonte:

HOW IT WORKS TEAM

[Curiosidades]