Saco com poeira lunar foi vendido por US$ 1,8 milhão
Exatamente 48 anos após o módulo lunar da Apollo 11 pousar na superfície da Lua, um saco usado por Neil Armstrong para colecionar amostras de rocha foi vendido por US $ 1,8 milhão em uma casa de leilões.
No entanto, nem todos estão satisfeitos com a ideia de “vender” esse artefato extremamente importante.
O saco, feito de um material semelhante aos trajes espaciais dos astronautas, foi usado durante os desembarques da Apollo 11 em julho de 1969 e ainda contém vestígios do pó original da Lua.
Vários objetos relacionados ao espaço foram leiloados, e este artefato é o mais caro do programa espacial dos EUA já vendido, embora o objeto do espaço mais caro continua a ser a cápsula espacial Soviética Vostok 3KA, que foi vendida por US$ 2,9 milhões em 2011.
A bolsa foi uma das poucas coisas da missão Apollo 11 que não acabou em um museu. No entanto, algumas pessoas dizem que esse leilão não deve ser legal.
Para a For All Moonkind – uma organização sem fins lucrativos que busca preservar os seis locais de desembarque lunar como parte de nossa herança humana – diz que vender esse artefato para um colecionador privado é contra o espírito da exploração espacial.
“A bolsa pertence a um museu, para que todo o mundo possa participar e celebrar a conquista humana universal que representa”, disse Michelle Hanlon, “advogada espacial” e co-fundadora da For All Moonkind.
Deixe um comentário