X

O Viral: o ‘rato tomando banho’ não é o que pensávamos inicialmente

O último viral da internet é um erro duplo: “Rato no banho” não está tomando banho e não é um rato.

O vídeo, que vem do Peru, apresenta algum tipo de roedor coberto de espuma, esfregando seu corpo como se fizesse espuma no banho. Mesmo sendo interessante assistir a um “rato” como um ser humano, não é o que está acontecendo.

Primeiramente, os roedores não precisam usar sabão. Na verdade, os fãs dos ratos estão preocupados com o bem-estar do animal: os ratos se limpam se lambendo, então, derramar sabão sobre um rato não é bom para eles. O animal também não parece estar sendo enxaguado, ou seja, é um simples fingimento de banho, como Gizmodo aponta.

Além disso, o animal definitivamente não é um rato. É um pacarana, um tipo diferente de roedor marrom da América do Sul.

“Com o tamanho da cabeça grande, posição bípede, antebraços flexíveis, cauda curta e rígida e cor consistente da pelugem… Este animal se encaixa na identidade de um pacarana”, disse Dallas Krentzel, biólogo evolutivo que estuda diversidade de roedores na Universidade de Chicago em o Field Museum, disse à Newsweek.

“Não há mais nenhum roedor que se encaixe em todas essas características, e o fato de que este vídeo foi feito no Peru, único local onde as pacaranas são conhecidas, confirma a hipótese”.

“As pacas e as pacaranas são tanto algumas das minhas espécies favoritas quanto as que mais acho estranhas, por isso as reconheci assim que vi tal postagem”, disse Krentzel. Como ele explica, a pacarana é arbóreo, o que significa que seus habitats são nas árvores. Pacaranas também permanecem bastante confortáveis em suas pernas traseiras, e há muitos vídeos online de pacaranas mostram os roedores em posições verticais.

Tal postura chamou muita atenção no vídeo “Rato no banho”. “Faz todo sentido que este animal possa se lavar como um ser humano já que ele também precisa dessa mobilidade para a procura e processamento de alimentos”, disse Krentzel.

Vídeo

O animal no vídeo, parado ao lado de um dreno, é maior do que um rato e tem um rosto muito grande. Também, ao contrário dos ratos, não tem uma cauda longa e serpenteada.

Em suma, essa é uma jovem pacarana que alguém cobrindo de sabão, que por sua vez está tentando se livrar do sabão. É interessante ver como ele fica nas pernas traseiras, mas Krentzel observa que esse tipo de lavagem não é natural para esses animais. Ao invés disso, é inseguro e potencialmente desumano.

Fonte:

https://goo.gl/6bHH5B

Veja também:

24 imagens para você repensar completamente sua existência!

Categorias: Ciência
Rafael Richard:
Postagens relacionadas
Deixe um comentário