A roda foi, sem dúvidas, uma das maiores invenções da humanidade, mesmo que um dia ela venha a cair em desuso por automóveis, ela sempre estará presente de alguma forma em algum tipo de máquina.
Com relação às suas origens, acredita-se que tenha surgido por volta do ano de 3.500 a.C., na Mesopotâmia Antiga.
Na época, os homens já cultivavam a terra há vários milênios, haviam domesticado animais e criado sociedades complexas. Alepo, na Síria, que é uma das cidades mais antigas do mundo, já tinha, pelo menos, 2.500 anos.
Segundo os especialistas, a roda demorou a aparecer porque não existe nada similar na natureza, e a inspiração da grande maioria das invenções humanas veio sempre do mundo físico.
Desse modo, a roda se revela um exemplo pródigo da capacidade inventiva do ser humano.
As primeiras rodas foram usadas em uma atividade que durante milhares de anos tinha sido fundamental para a expressão criativa humana: a cerâmica.
Primeiro, havia tornos, que se moviam com as mãos ou pés dos oleiros. As rodas foram implementadas em tornos que eram movidos com a mão ou com os pés. Foram necessários vários séculos para que a técnica da construção da roda e seu complemento essencial, o eixo, se aperfeiçoassem.
Alguns séculos depois, no meio do terceiro milênio AC, com os tornos ou as rodas de ceramistas começaram a usar o princípio do volante, usando a energia acumulada na massa rotativa da roda de pedra pesada para acelerar o processo.
Refinar essa idéia para transformá-la em um veículo foi um desafio e exigiu uma sutileza que só poderia ser alcançada com ferramentas metálicas.
Os primeiros registros de rodas utilizadas em veículos de transporte datam de 3.350 a.C., na cultura dos Trichterbecker, habitantes, naquela época, da atual Polônia, Alemanha e sul da Dinamarca.
Veja Também:
http://realidadesimulada.com/papiro-antigo-revela-como-a-grande-piramide-de-gize-foi-construida/
http://realidadesimulada.com/foi-achado-em-jerusalem-o-esqueleto-do-gigante-golias/
http://realidadesimulada.com/cientistas-explicam-misterio-dos-cranios-alongados/
Deixe um comentário