Origem das coisas: de onde veio a água que existe na Terra?

Água

A origem exata da água – que abrange cerca de 70% da superfície da Terra – ainda é um mistério para os cientistas.  Muitos pesquisadores acreditam que a água não se constituiu ao mesmo tempo em que a Terra se formava. O líquido teria aparecido depois, após violentas colisões de objetos exteriores à Terra.

Os pesquisadores acreditam que qualquer aglomerado de água que existisse no planeta há 4,5 bihões de anos teria se evaporado, em decorrência do sol que era jovem e ainda mais escaldante.

Planetas como Marte, Mercúrio e Vênus são exemplos disso – demasiadamente quentes para acumular água. Já outros corpos celestes, como as luas de Júpiter e os cometas, estiveram longes o suficiente do sol para reter gelo.

O mais possível é que, há aproximadamente 4 bilhões de anos, em um período chamado de “intenso bombardeio tardio”, objetos celestes preenchidos com água na forma de cristais de gelo tenham atingido a Terra, gerando os gigantes reservatórios de água do planeta.

Mas você deve estar se perguntando: o que seriam esses objetos?

Por muito tempo os astrônomos acreditavam que seriam cometas. No entanto, medições de água evaporada de vários cometas revelaram que a água presente neles tem um isótopo diferente do que existe na Terra, sugerindo que eles poderiam não ter sido nossa fonte primordial de água.

Nova pesquisa

Um novo trabalho mostra que a água na Terra pode ter vindo de pequenos grãos que se aglutinaram no início da formação planetária. Esses resultados estão de acordo com a hipótese de que a Terra já nasceu molhada, que é diferente da hipótese da água ter sido enviada para a Terra por meio de asteroides e cometas.

Referências:

https://phys.org/news/2018-09-small-grains-large-amounts-earth.html

http://www.lifeslittlemysteries.com/where-did-water-come-from-1849/

Artigo:

https://arxiv.org/pdf/1808.06183.pdf

Leia também:

Conheça o Goblin: O Novo Membro do Sistema Solar