Você está pronto?
Um dos físicos teóricos mais respeitados do mundo, Michio Kaku, disse que os humanos entrarão em contato com uma civilização alienígena dentro deste século.
Enquanto ele não sabe se poderemos conversar com eles até então, Kaku pensa que os humanos vão detectar alienígenas antes de 2100, ouvindo suas comunicações de rádio.
Ele disse a sua previsão na semana passada durante uma sessão de perguntas e respostas Ask Me Anything (AMA).
Kaku respondeu:
“Pessoalmente, sinto que dentro deste século, entraremos em contato com uma civilização alienígena, ouvindo suas comunicações de rádio. Mas falar com eles será difícil, pois podem estar a dezenas de anos-luz de distância .
Entretanto, devemos decifrar seu idioma para entender seu nível de tecnologia. Eles são de Tipo I, II ou III ? E quais são as suas intenções. Eles são expansivos e agressivos, ou pacíficos. ”
Escala de Kardashev
Os “tipos” de civilizações de que se refere representam as três categorias na escala de Kardashev – uma escala que mede o avanço tecnológico de uma civilização com base na quantidade de energia que eles podem usar para a comunicação.
Para referência, os seres humanos ainda não são uma civilização de Tipo I, pois isso exigiria aprender a consumir boa parte de energia do seu planeta natal, incluindo toda a energias solar, térmica, oceânica e muito mais.
Michio Kaku não está sozinho
Kaku não é o primeiro cientista a sugerir que não estamos longe de entrar em contato com a vida extraterrestre. Seth Shostak, um astrônomo veterano do Instituto de busca de inteligência extraterrestre (SETI), colocou uma aposta, encontraremos sinais de vida alienígena em apenas 20 anos.
Até mesmo Stephen Hawking disse recentemente que ele está “mais convencido do que nunca que não estamos sozinhos” e advertiu a humanidade para não entrar em contato com os alienígenas antes que seja tarde demais.
Hawking está envolvido no projeto Breakthrough Listen, que explorará os planetas em torno de milhões de estrelas mais próxima para sinais de vida dentro de sinais de rádio – incluindo o planeta rochoso Gliese 832c.
“Um dia, podemos receber um sinal de um planeta como Gliese 832c, mas devemos ter cuidado em responder”, disse Hawking.
Shostak, Hawking e Kaku estão prevendo que o contato alienígena virá através de ondas de rádio, uma banda de frequência estreita de ondas eletromagnéticas que são frequentemente usadas para comunicação de longa distância.
Busca por vida inteligente
Os telescópios de rádio em todo o mundo estão constantemente pesquisando o Universo para qualquer sinal de vida.
Mas de acordo com a equação de Drake, com base no grande número de estrelas lá fora, é altamente improvável que sejamos a única vida no Universo.
Outra civilização alienígena pode acabar detectando nossas comunicações de ondas de rádio primeiro. Se for esse o caso, esperemos que sejam amigáveis.
Deixe um comentário