A poluição luminosa é um fator determinante para a observação das estrelas, tanto que os lugares mais escuros do planeta são os melhores para isso.
Com o objetivo de preservá-los, a UNESCO defende “o céu noturno e o direito à luz das estrelas”. Estes são os 10 melhores lugares do mundo para observar o céu noturno:
Hemisfério Norte
1. Natural Bridges National Monument, Utah, Estados Unidos: Dentro de um cenário natural verdadeiramente espetacular, os céus estrelados podem ser vistos magnificamente.
2. Galloway Forest Park, Escócia: A poluição luminosa é uma das menores do planeta e é possível observar a olho nu mais de 7 mil estrelas.
3. Caldera de Taburiente National Park, La Palma, Ilhas Canárias:O manto de nuvem desse local é formado abaixo do pico mais alto, de modo que a observação é sempre ótima.
4. Parque Nacional do Vale da Morte, Califórnia, Estados Unidos: Trata-se de um dos maiores parques naturais para observar as estrelas.
5. Poloniny Dark-Sky Park, Eslováquia: Este parque, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é uma das regiões mais escuras da Eslováquia.
6. Parque Histórico Nacional da Cultura Chaco, Novo México, EUA: Trata-se de uma região totalmente escura, ideal para ver as estrelas.
No Hemisfério Sul
7. Aoraki Mackenzie, Nova Zelândia: É, possivelmente, o melhor lugar para a observação das estrelas no Hemisfério Sul.
8. Deserto do Atacama, Chile: Está localizado a 2.500 metros acima do nível do mar, e o céu permanece limpo durante praticamente todo o ano.
9. NamibRand Nature Reserve, Namíbia, África: É uma das regiões menos povoadas do mundo e um local de excelência para a observação das estrelas.
10. Parque Nacional de Nambung, na Austrália: Além de ser uma excelente opção para observar o céu noturno, é um verdadeiro santuário natural.