Um rebanho de ovelhas passou 12 dias andando em círculos sem parar, em uma fazenda na China. O comportamento bizarro dos animais foi registrado pelas câmeras de segurança da propriedade. Até a proprietária da fazenda na China ficou assustada com o comportamento bizarro dos animais
As ovelhas começaram a circular em sentido horário no início de novembro, na cidade de Baotou, na Mongólia Interior. A dona dos animais, Miao, contou que apenas algumas estavam andando em círculos e, ao longo do tempo, outras engrossaram o grupo.
As imagens registradas pelas câmeras de segurança da propriedade mostram as ovelhas, que giram noite e dia. Enquanto algumas continuam se movendo, outras ficam paradas no meio.
Segundo a proprietária do local, o comportamento estranho das ovelhas aconteceu em apenas um dos 34 currais da fazenda. A movimentação deixou muitas dúvidas, e o motivo para o fenômeno ainda é um mistério
Algumas pessoas na internet sugeriram que as ovelhas estavam entrando em uma espiral de morte, como as formigas às vezes fazem. Outros sugeriram que os ruminantes sofriam de ‘ doença circulante ‘. Esta doença é causada por bactérias do solo que podem infectar um lado do cérebro de um animal, causando uma inclinação para o lado afetado.
No entanto, geralmente, em um surto de doença circular, apenas uma pequena porcentagem das ovelhas é afetada e elas tendem a seguir seu próprio padrão circulatório, morrendo após alguns dias.
Assista ao vídeo abaixo:
Matt Bell, um cientista agrícola da Hartpury University, na Inglaterra, não acha necessariamente que o mistério seja uma farsa. Ele disse a Robyn White na Newsweek que depois que as ovelhas ficam presas em um curral por longos períodos de tempo, elas podem ficar frustradas e começar a andar em círculos.
Este é um sintoma comum observado em animais selvagens mantidos em cativeiro, especialmente grandes felinos . É conhecido como zoocose e pode levar a um comportamento repetitivo que parece não servir a nenhum propósito. Uma vez que um animal pastor começa a agir dessa maneira.
Fontes:
[Mundo]