Papiro antigo revela como a grande pirâmide de Gizé foi construída
Em um novo documentário, transmitido pela Channel 4 na televisão britânica na semana passada, os arqueólogos apresentaram novas evidências que descrevem como a Grande Pirâmide de Gizé foi construída. A nova descoberta vem dos papiros descobertos no antigo porto de Wadi al-Jarf, no Mar Vermelho.
Descoberta
Entre os documentos descobertos nos últimos seis anos, uma equipe arqueólogos franco-egípcia desenterrou o diário de Merer, um funcionário envolvido na construção da Grande Pirâmide. Os pesquisadores conseguiram reconstruir três mêses da vida deste antigo egípcio.
Os documentos têm mais de 4.500 anos e alguns dos mais antigos papiros já encontrados. Eles nos dão uma visão da vida egípcia sob o faraó Khufu e da construção da Grande Pirâmide.
A Grande Pirâmide é a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, e a última a permanecer intacta. Levou 20 anos para construir e terminou em torno de 2560 aC. Atualmente tem 139 metros de altura e é feito de calcário extraído em Tora, atravessando o rio de Gizé e granito de Aswan. Como a pedra foi transportada para a construção tem sido um ponto controverso. Pelo menos até o papiro ser encontrado.
Merer descreveu como o calcário foi retirado de Tora em barcos, um dos quais foi descoberto ao pé das pirâmides. Os blocos de pedra foram transportados pelo Nilo em uma série de canais propostos que os entregou o mais próximo possível do local de construção. Eles foram então rolando em faixas especiais. O mesmo tipo de barcos também pode ter sido usado para transportar o granito de Aswan.
Os pesquisadores também descobriram que o porto de Wadi al-Jarf desempenhou um papel importante. O cobre foi extraído do outro lado do mar estreito e transportado para Gizé através deste porto. Foi usado para fazer instrumentos de tratamento de pedra.
O arqueólogo egípcio e ex-ministro das antiguidades Zahi Hawass disse em uma declaração que esta é “a maior descoberta no Egito no século 21”.
A Grande Pirâmide foi o prédio mais alto do mundo há mais de 3.800 anos. A incrível estrutura tem deixa os especialistas fascinados e perplexos, mas parece que finalmente estamos conseguindo uma imagem melhor de como foi alcançado.
[IFSCIENCE]
Leia também :
Deixe um comentário