As nuvens são constituídas por pequenas gotas de água, o que significa que elas devem ter alguma massa. Sem dúvida, nuvens tem massa, mas qual seria? O primeiro passo é descobrir qual é a densidade da nuvem.
Peggy Lemone, pesquisadora sênior do Boulder National Center for Atmospheric Research, começou uma investigação a cerca das nuvens.
Ele escolheu uma nuvem normal, uma daquelas nuvens brancas que vemos em um dia ensolarado, e depois mediu o seu tamanho. Para fazer isso, ele usou um odômetro, que mede a sombra da nuvem quando o sol está acima dela.
Então descobriu que a densidade da água desse tipo de nuvem é de cerca de ½ gramas de água por metro cúbico, a pesquisadora conseguiu calcular a quantidade de água dentro da nuvem. Neste caso: 500.000.000 gramas de água ou cerca de 500 toneladas.
Camisetas Científicas: http://bit.ly/2EQmWOH
É difícil imaginar o quanto isso é pesado? Bem, colocando em elefantes…
Isto é o equivalente a uns 100 elefantes, uns 2,5 mil jumentos ou 33 apatossauros, caso estivéssemos na pré-história.
Impressionado? Bom, se você estiver se perguntando como algo tão pesado pode sobrevoar o céu de uma forma tão tranquila e pacífica, a resposta é mais simples ainda:
todo esse peso está distribuído em trilhões de partículas incrivelmente minúsculas espalhadas em um espaço realmente grande. Algumas delas são tão pequenas que você precisaria de milhões delas para formar uma única gota de chuva; logo, a gravidade sobre elas é algo insignificante.
Além disso, a nuvem flutua por ser menos densa do que o ar seco; contudo, quando a densidade da água aumenta e as gotículas ficam mais pesadas, a nuvem se desmancha e dá início a chuva que todos conhecemos. Interessante, não?
Veja também:
Por que nosso cérebro possui um forma “enrugada”?
Referências:
https://water.usgs.gov/edu/watercycleatmosphere.html
http://mentalfloss.com/article/49786/how-much-does-cloud-weigh
Deixe um comentário