Que os tubarões são animais carnívoros ocupantes do topo da cadeia alimentar, todo mundo sabe, né?! Os animais necessitam de uma dieta rica em proteínas, e não economizam no consumo de carnes.
Mas na biologia, toda regra tem uma exceção… Uma nova descoberta mostrou que o vegetarianismo também pode ter sucesso em um tubarão!
Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram uma espécie de tubarão que além de não se alimentar apenas de carne, se dá bem muito comendo vegetais em seu habitat. E olha, não é pouco…
Nadando perto da costa, caçando em águas rasas e alimentando-se normalmente de camarões, mariscos, caranguejos e pequenos peixes, está o tubarão-capim, da espécie Sphyrna tiburo.
Apesar de possuir uma alimentação bastante diversa, na juventude, mais de 60% da alimentação do animal é formada por vegetais. E mesmo depois de crescer, o tubarão-capim não quer largar as saladas…
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores submeteram vários tubarões-capim a uma dieta 90% vegetariana e 10% carnívora, durante 3 semanas.
O resultado foi surpreendente: mesmo com uma dieta pobre em proteínas, todos os tubarões ganharam peso no final do experimento.
A análise das suas fezes mostrou que os animais estavam digerindo os vegetais e absorvendo menos da metade dos mariscos que estavam comendo.
O que mais intrigou os pesquisadores, é que tubarões-capim são animais de intestino curto, e comedores de plantas possuem um intestino mais longo (que ajuda na digestão de alimentos fibrosos).
Os pesquisadores suspeitam que existem microrganismos auxiliando os tubarões na digestão dos vegetais e que, se isso for verdade, essa espécie de tubarão perde o posto de animal “topo da cadeia alimentar”, e ganha um outro papel ecológico em ambientes costeiros habitados por eles.
Para entender melhor o caso, a revista Science preparou esse vídeo. Confira:
Fonte:
Science, Society of Integrative and Comparative Biology.
Via: Biologia Total
Deixe um comentário