A maioria dos especialistas concordam que o universo começou como um ponto infinitamente quente e denso chamado de singularidade. Mas isso não é o que conhecemos por buracos negros?
Na verdade, alguns físicos acreditam que o universo teria se formado a partir dos detritos de uma estrela de quatro dimensões que sofreu um colapso e se transformou em um buraco negro.
Como os buracos negros se formam?
Os buracos negros se formam quando uma estrela, de alta massa (20 vezes maior que a do Sol), esgota o seu combustível, não sendo mais capaz de gerar pressão suficiente para contrabalançar o peso de suas camadas externas.
Como resultado, ocorre uma implosão, seguida por uma explosão, na qual a maior parte da estrela é despedaçada. Esse processo é conhecido como explosão de supernova, gerando um buraco negro no centro.
O limite que delineia esse ponto de não retorno é chamado de horizonte de eventos e uma espécie de “envoltório” opaco que não permite ver a singularidade em si.
Quando a matéria cair no buraco negro, o horizonte do evento cresce: rapidamente no início, à medida que o buraco negro começa a se formar, então, mais lentamente, quando a matéria cair a uma taxa mais baixa.
O Big Bang não aconteceu como uma bomba, apesar de os cientistas acreditarem que tenha sido barulhento. Na verdade, o fenômeno foi uma expansão muito (muito mesmo!) rápida que teria dado início ao Universo como conhecemos hoje.
Ao longo do tempo, essa expansão desacelerou. Isso não parece muito com o horizonte de eventos de um buraco negro? É possível que nosso universo seja o horizonte de eventos no buraco negro de algum outro universo?
Buracos Negros e a Ciência
Não podemos calcular o que acontece na singularidade de um buraco negro – as leis da física literalmente quebram – mas podemos calcular o que acontece no limite de um horizonte de eventos.
À medida que a matéria cai no buraco negro, o horizonte do evento codifica essa informação.
O buraco negro e o horizonte do evento crescem, de modo que a área de superfície é o tamanho exato certo para conter a informação para toda a matéria que já caiu desde o início do buraco negro.
Toda essa informação pode se traduzir em tudo o que existe em nosso universo.
Deixe um comentário