Sejam elas lícitas ou ilícitas, as drogas permanecem por certo tempo em nosso organismo, até que sejam totalmente metabolizadas e expelidas.
O processo ocorre para qualquer tipo de droga utilizada, desde uma simples latinha de cerveja, passando por medicamentos poderosos contra a dor (como a morfina) até drogas ilícitas pesadas, como a metanfetamina.
Enquanto vão sendo metabolizadas pelo organismo, as drogas aumentam a produção de certos produtos, que vão sendo liberados no organismo.
Estes produtos podem ser utilizados em testes à procura de rastros de medicamentos ou indicação de consumo de drogas.
Análises de sangue e urina são bastante comuns, e conseguem detectar rastros de diversos tipos de drogas e medicamentos.
Testes com amostras de sangue podem identificar estes produtos do metabolismo diversas horas após seu consumo. A cocaína, por exemplo, pode ser detectada até 48 horas após seu uso. J
á a morfina permanece por menos tempo no organismo, podendo ser detectada em amostras de sangue por aproximadamente 8 horas após o uso.
Análises realizadas com urina são ainda mais eficazes, pois a urina pode guardar vestígios do uso destes elementos por dias. O LSD, por exemplo, pode ser detectado em urina até três dias após seu consumo.
O consumo de bebidas alcoólicas, por outro lado, deixa rastros que podem ser detectados na urina por até cinco dias.
Em ambos os testes, a maconha é a droga que pode ser identificada por mais tempo no organismo. Porém, assim como nos demais produtos, este tempo varia de acordo com a frequência de seu uso, além da quantidade consumida e de características inerentes ao consumidor.
Se o indivíduo testado for um usuário frequente e tiver consumido a droga em grandes quantidades, é possível identificá-la no organismo por até cerca de 30 dias após seu consumo.
Em um usuário de baixa frequência, por outro lado, a droga pode ser identificada por cerca de 1 a 6 dias após seu consumo.
Além dos testes de urina e sangue, um teste muito mais acurado consegue identificar o consumo das drogas a partir de amostras de cabelo.
Este teste consegue identificar grande parte das drogas por até 3 meses após seu consumo, uma vez que resquícios de praticamente tudo permanecem em nossos folículos por cerca de 90 dias.
Fontes:
Drugs and Alcohol Information and Support.
Deixe um comentário