X

Por que as pessoas estão colocando sal no café em vez de açúcar

Crédito da imagem: Star Stock/Shutterstock.com

Um truque incomum está circulando na internet atualmente, no qual as pessoas estão adicionando uma pequena quantidade de sal ao café para reduzir a amargura.

Esse truque foi divulgado inicialmente por um usuário do Twitter chamado BirdRespecter, que ocorreu com seus seguidores: “Uma pitada de sal no café preto remove quase completamente o amargor.

“Eu pensei que isso era de conhecimento comum até que meu colega de trabalho olhou para mim como se eu tivesse chifres por fazer isso outro dia”. Embora possa ser difícil confiar na internet, que também já nos trouxe misturas bizarras como vinho tinto com Coca-Cola e Pilk, parece haver algo de verdade nessa técnica.

De acordo com James Hoffman, um barista e YouTuber, “sua língua tem uma série de receptores gustativos […] e o que geralmente está acontecendo é a detecção de íons de sódio atravessando uma membrana, o que causa a sensação de salinidade. Além disso, o salgado pode amplificar a doçura e mitigar ou reduzir o amargor”. Estudos realizados confirmam que isso é verdadeiro.

Um estudo publicado em 1997 na revista Nature explicou que a capacidade do sal de aumentar a intensidade de outros sabores é intrigante, já que praticamente todos os estudos psicofísicos mostram que a água sanitária suprime ou não tem efeito sobre outros sabores. No entanto, os pesquisadores pro colocaram que os sais filtram seletivamente os sabores, suprimindo os sabores satisfatórios (como o amargo) e aumentando a saliência e/ou intensidade dos sabores palatáveis ​​(como o doce).

Os pesquisadores adicionaram ureia (uma substância conhecida por estar presente no xixi) em diferentes substâncias a uma bebida contendo ingredientes variáveis ​​de açúcar e sal. Todas as combinações possíveis das bebidas foram dadas a voluntários para avaliar a amargura, doçura e “alteridade”.

“Como previsto, houve uma escolha seletiva dos componentes do sabor acetato pelo sódio”, escreveu a equipe. “O amargor da ureia foi suprimido muito mais pelo sal do que a doçura da sacarose. Consequentemente, as misturas de sacarose-ureia com adição de sal eram relativamente menos amargas e mais doces do que quando o acetato de sódio não era adicionado”.

No entanto, deve-se ter em mente que o consumo excessivo de sal pode aumentar o risco de pressão alta, doenças cardíacas e derrames.

Fonte:

IFLSICENCE

[Café]

Categorias: Curiosidades
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário