X

Por que ninguém encontrou restos humanos dentro do Titanic?

Crédito: Pixabay

O naufrágio do Titanic em 1912 é uma das tragédias mais conhecidas da história marítima. No entanto, apesar das muitas descobertas feitas no leito do oceano ao longo dos anos, um mistério persiste: por que nunca foram encontrados restos mortais dentro do Titanic? Mesmo com as diversas visitas feitas ao longo dos anos no naufrágio, não há ainda uma única resposta concreta.

Existem uma série de condições que podem explicar esse fato, sendo que o mais aceito é que seja na verdade uma combinação de vários fatores para nunca terem sido encontrados restos mortais no Titanic. Mas antes de nos aprofundar, vamos começar entendendo o que ocasionou o naufrágio.

Possíveis explicações para a ausência de restos mortais no Titanic

Decomposição ao longo do tempo:  Uma das teorias mais plausíveis é que o tempo decorrido desde o naufrágio tenha permitido a decomposição completa dos corpos. As condições extremas do ambiente submarino, como a pressão elevada e as baixas temperaturas, podem ter acelerado esse processo.

Microorganismos marinhos também desempenham um papel na decomposição, tornando difícil a preservação de restos mortais ao longo dos anos.

Ação da vida marinha: A vida marinha desempenha um papel crucial na reciclagem de matéria orgânica no oceano. Animais como as ampolas-do-mar e outros organismos decompositores podem ter contribuído para a rápida remoção dos restos mortais no fundo do oceano. Essa interação complexa entre a fauna marinha e os destroços pode ter resultado na ausência de evidências humanas.

Impacto da pressão submarina: A profundidade extrema em que o Titanic repousa submete a área a uma pressão significativamente alta. A pressão submarina extrema pode ter afetado a estrutura dos corpos, tornando-os praticamente irreconhecíveis. Isso, combinado com os outros fatores ambientais, pode explicar por que não foram encontrados restos mortais discerníveis no interior do navio.

Movimentação dos destroços: Ao longo das décadas, as expedições e condições ambientais podem ter causado movimentações nos destroços do Titanic. Essa atividade, juntamente com a complexidade do local do naufrágio, pode ter dispersado os restos mortais, tornando difícil sua localização.

Condições do naufrágio: Quando o Titanic afundou, é muito provável que boa parte dos corpos da 1.500 pessoas que faleceram, se afastaram consideravelmente do local do naufrágio, graças a marés, tempestades no oceano e ação do vento, o que dificultaria ainda mais a localização de restos mortais no Titanic.

Como dito, a hipótese mais aceita é que, na realidade, a ausência de restos mortais no Titanic seja por conta da combinação desses diversos fatores.

Fonte: 

Olhar Digital

[Curiosidades]

Categorias: Curiosidades
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário