No dia 28 de junho de 2009, ao meio-dia, o físico Stephen Hawking estava na Universidade de Cambridge, pronto para dar uma festa. Havia balões, champanhe e um grande banner com os dizeres “bem-vindos, viajantes no tempo”. Ninguém apareceu.
É que o convite para a festa, na verdade, só foi feito em 2013. “Você está cordialmente convidado para uma recepção para viajantes no tempo, organizada pelo professor Stephen Hawking, que vai ocorrer no passado na Universidade de Cambridge no dia 28 de junho de 2009, às 12h”, dizia o anúncio.
Hawking, que morreu em março aos 76 anos, estava fazendo um experimento sobre viagem no tempo. Teoricamente, um viajante no tempo poderia ir à festa mesmo que o convite só chegasse anos depois. Se algum deles de fato viu o convite, nenhum resolveu aparecer.
Então, por que ninguém apareceu?
Há uma série de razões pelas quais os viajantes do tempo não apareceram. Por exemplo, os convites podem não ter durado até a invenção da viagem no tempo, os viajantes do tempo podem ter aparecido, mas Hawking manteve isso em segredo para proteger o espaço-tempo, ou talvez você só possa viajar de volta ao ponto em que a viagem no tempo foi inventada .
Talvez os viajantes do tempo não gostassem da aparência da festa e decidissem não ir. É improvável que eles não tivessem ouvido falar de Hawking, como um dos cientistas mais proeminentes e divulgadores científicos do planeta. Uma Breve História do Tempo vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo, enquanto os astrônomos ainda estão tentando testar seu paradoxo do buraco negro.
“Tenho evidências experimentais de que a viagem no tempo não é possível”, disse Hawking à Arstechnica . “Fiquei sentado lá por muito tempo, mas ninguém apareceu.”
Claro, Hawking sabia que seu experimento não era uma prova incontestável de que a viagem no tempo nunca poderia existir. Ele observou que Albert Einstein parecia oferecer a possibilidade de que os humanos pudessem distorcer tanto o espaço-tempo que pudéssemos viajar no tempo. Embora ele também tenha notado que essa deformação poderia desencadear um raio de radiação que poderia destruir uma espaçonave e possivelmente até o próprio espaço-tempo.
Fonte:
[Física]